Evangélicos governam Jaboatão há 8 anos e querem continuar no poder municipal

 

Com 40% de sua população evangélica, segundo o IBGE – um dos mais altos índices da Região Metropolitana – Jaboatão dos Guararapes elegeu seu primeiro prefeito assumidamente evangélico em 2016 com a vitória de Anderson Ferreira no segundo turno, quando obteve 58% dos votos. Quatro anos depois, o mesmo Anderson foi reeleito com 54,26% também no segundo turno. Na eleição de 2024, os jaboatonenses não vão ter apenas um palanque evangélico – o do atual prefeito Mano Medeiros, do PL, que, apesar de católico está sendo lançado pelos Ferreira ( era de vice de Anderson e o substituiu em 2022 quando ele foi candidato a governador) – e o da deputada federal evangélica Clarissa Tércio, do PP, que também vai ser candidata.

O enfrentamento entre Mano e Clarissa promete ser um clássico porque os dois são bolsonaristas mas correm o risco de dividir os evangélicos e bolsonaristas, embolando o meio do campo. Mano, apesar de menos conhecido que o seu criador, Anderson Ferreira, tem andado por todo o município, vistoriando obras e conversando com a população e é tido, hoje, como popularmente mais forte que o ex-prefeito. Clarissa foi a segunda deputada federal mais votada em Jaboatão em 2022 quando conseguiu 30.571 votos, só sendo superada pelo deputado federal André Ferreira, irmão de Anderson, que teve 32.637 votos.

Fora do ninho evangélico e bolsonarista, Jaboatão vai ter oportunidade de votar também no ex-prefeito Elias Gomes (MDB) que já começou a percorrer todos os bairros, como fez em suas últimas campanhas, conseguindo dois mandatos na Prefeitura. Outro pré-candidato é o ex-vereador Daniel Alves, uma liderança das comunidades católicas, filiado ao PV. Em 2000 ele foi para o segundo turno contra Anderson e teve 81 mil votos. Tanto ele, quando Elias não conseguiram nas eleições proporcionais que disputaram repetir a performance dos embates para prefeito mas contam com a possibilidade de uma união no segundo turno. Daniel faz parte da Federaçao PT/PCdoB/PV e sonha com possibilidade de, sendo escolhido candidato da federação, ter o apoio de Lula e dos senadores Teresa Leitão e Humberto Costa.

A força do palanque nacional

Apesar de ter tido um grande percentual de votos em Pernambuco como um todo, o presidente Lula não repetiu a dose em Jaboatão. No segundo turno de 2022 teve no município 55,75% dos votos, contra 44,25% do ex-presidente Bolsonaro. A esquerda como um todo e o PT em particular não têm lideranças fortes no município, ao contrário do centro e da direita. Elias Gomes e Daniel Alves seriam uma centro-esquerda. O PSB e o PT nunca tiveram expressão significativa em Jaboatão um município que tem a segunda maior população em Pernambuco – mais de 700 mil habitantes, perdendo só para a capital, Recife, mas extremamente mais pobre e espalhada em uma grande área territorial.

Obra da 232 com pavimentação concluída

A governadora Raquel Lyra completa seu quarto mês de mandato concluindo a pavimentação da BR-232, triplicada na saída do Recife para Caruaru. Apesar de alguns percalços no tráfego nesta sexta-feira pela manhã, no final da tarde as três pistas foram liberadas para os veículos que se destinam ao interior, sobretudo para o agreste, para onde os turistas se mudam até o final de julho. Embora o acostamento só vá ficar pronto para o São João, a liberação das pistas desafogou o gargalo na altura do Atacado dos Presentes que há mais de um ano atormentava quem precisava sair ou voltar para a capital. No comando das obras, o secretário de infraestrutura Evandro Avelar.

Elielson vira recifense

O jornalista Elielson Lima, editor do Blog do Elielson e natural de Carpina recebeu o título de cidadão do Recife esta quinta-feira. O plenário da Câmara Municipal ficou pequeno para abrigar as autoridades, amigos e familiares do blogueiro. No discurso de agradecimento ao vereador Eriberto Rafael, autor do projeto, e a todos os vereadores, ele fez um percurso no tempo em que era criança na Mata Norte até se fazer jornalista no Recife. Esta coluna o parabeniza como mais novo recifense. A vice-governadora Priscila Krause representou a governadora Raquel Lyra na solenidade.

Pergunta que não quer calar: os avengélicos vão continuar no comando do município de Jaboatão?

E-mail terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar