Notícias,  Política

Primeira mulher a assumir o posto, Teresa Leitão é a nova líder do Governo no Senado

O presidente luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para substituir Jaques Wagner (PT-BA) na liderança do governo Senado. O anúncio foi feito nas redes sociais.

“Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros”, afirmou.

A parlamentar assume o cargo após a crise causada pela operação da Polícia Federal (PF) que mirou o então líder, Jaques Wagner. O senador baiano é suspeito de favorecer interesses do Banco Master, de Daniel Vorcaro, no Congresso em troca de vantagens. A saída de Jacques foi acertada em uma reunião no Palácio da Alvorada, nessa quarta-feira.

Teresa Leitão

Pedagoga e professora aposentada, Teresa Leitão está em seu primeiro mandato como senadora por Pernambuco. Em 2022, recebeu cerca de 2 milhões de votos e foi eleita a primeira mulher senadora no estado.

Nascida em Recife, foi dirigente sindical em entidades ligadas à educação em Pernambuco, presidente do PT no estado e deputada estadual durante cinco mandatos.

Ocupava, desde abril, o cargo de líder do PT na Casa Alta. Agora, a parlamentar terá a missão de apaziguar a relação com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e articular a aprovação de pautas prioritárias para o governo em ano eleitoral, como o fim da escala 6×1 e a PEC da Segurança.

Redação com Portal Metropoles Foto: divulgação

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.