Pernambucana Maria Clara supera desafios e, com 11 anos, é promessa da Natação
A nadadora pernambucana Maria Clara Santana da Silva, de 11 anos, é um exemplo de superação e talento. Ainda comemorando sua mais recente conquista — seis medalhas de ouro no 5º Torneio Pernambucano Mirim/Petiz, em setembro passado —, revela uma trajetória marcada por inúmeras vitórias e desafios. Como atleta da Federação Aquática Pernambucana (FAP) e da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), a atleta, que reside no bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, já coleciona ao todo, 93 medalhas de ouro, 18 de prata e 6 de bronze.
Filha única de Monaliza e Josmar, a menina nasceu em Recife no dia 12 de março de 2013. Ela começou a nadar aos 8 meses de idade, seguindo uma recomendação médica para controlar as altas taxas de triglicerídeos que apresentou ao nascer. Aos seis anos, já curada, a natação deixou de ser apenas uma necessidade médica e se tornou uma paixão que a acompanha diariamente.
Em conversa com o Blog Dellas, Maria Clara e sua mãe, Monaliza, compartilharam detalhes sobre a trajetória que, além das conquistas, inclui muitos desafios. O primeiro grande passo na carreira da atleta aconteceu aos sete anos, quando ela recebeu um convite do professor Antônio Araújo, na época treinador da equipe de natação do SESC Casa Amarela. “Sou muito grata ao meu primeiro treinador, pois através dele investi no meu talento e pude conquistar tantos títulos”, disse Maria Clara. Hoje, Antônio se dedica a outro esporte, mas permanece uma figura importante na memória da jovem nadadora.
Há cerca de um mês, a jovem atleta iniciou os treinos sob a orientação da treinadora Keycy Florêncio. Atualmente na equipe do Clube Português do Recife, Maria Clara segue uma rotina intensa, com práticas de segunda a sábado, que incluem duas horas de treino na piscina e uma hora de treinamento funcional.
“Nadar tá na minha veia, eu amo!” é como ela expressa sua paixão pela modalidade. Estudante da Escola Vila Sésamo, Maria Clara segue uma rotina bem definida: estuda pela manhã e se dedica à natação no período da tarde. “O tempo entre a escola e os treinos dedico aos estudos, consultas com minha psicóloga e momentos de lazer, como assistir TV”, revelou.
Entretanto, a trajetória da jovem nadadora não é isenta de obstáculos. Para manter essa rotina e viajar para competições, conta com recursos próprios e a ajuda de amigos que apoiam sua jornada. “O apoio é fundamental para a vida de um atleta. Ainda estamos em busca de um patrocinador para ajudar nas despesas”, comenta Monaliza, mãe da nadadora. Ela também se emociona ao falar sobre a trajetória da filha: “Falar sobre Maria é sempre muito especial e emocionante para mim. Sempre digo para minha filha que é difícil mesmo. Cansativo, trabalhoso, desgastante, oneroso. É solidário e duro às vezes, até sem sentido. Mas isso é apenas uma parte, porque tudo na vida é feito de muitas partes. ”
Com o sonho de chegar às Olimpíadas, Maria Clara segue firme, treinando arduamente e superando limites. Ela é a prova de que, com determinação, apoio e muito amor pelo que se faz, é possível ir além e alcançar grandes conquistas, tornando-se uma inspiração para jovens atletas e amantes do esporte em todo o Brasil. Para conferir mais informações e detalhes da história de Maria Clara basta acessar o perfil dela no instagram: @atleta_mah .
Redação Blogdellas Fotos: arquivo pessoal
e-mail:redacao@blogdellas.com.br