Notícias

Papa pede ‘paz entre as nações’ durante a Copa do Catar

– Declaração tem ligação com as denúncias sobre o Catar com vista ao desrespeito aos direitos humanos-

“Gostaria de enviar uma saudação aos jogadores, torcedores e espectadores, que acompanham a Copa do Mundo que está acontecendo no Catar de vários continentes. Que este importante evento seja uma ocasião de encontro e paz entre as nações para promover a fraternidade e a paz entre os povos”, declarou Francisco.

O papa já demonstrou ser um apaixonado por futebol. Já teve, por exemplo, de responder no Vaticano, em audiência, um questionamento que se faz há anos entre argentinos e brasileiros: quem foi melhor, Maradona ou Pelé?

A declaração do papa Francisco tem ligação com as denúncias recebidas pelo Catar sobre desrespeito aos direitos humanos. O país recebeu inúmeras críticas sobre tratamentos aos trabalhadores migrantes, mulheres e comunidade LGBT+. A Fifa defendeu sua escolha do país-sede, Infantino fez um discurso a favor do futebol e do Catar e proibiu que os jogadores e as seleções se manifestassem publicamente sobre esses assuntos durante as partidas. Inglaterra e Holanda queriam usar a braçadeira com as cores do arco-íris.

Continua após a publicidade

No Catar, as mulheres têm pouca liberdade e precisam pedir permissão para tomar as principais decisões sobre o futuro da sua vida. As relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo são criminalizadas e com penas aplicáveis em lei. Há relatos ainda de que milhares de trabalhadores migrantes morreram durante as construções dos estádios.

A Fifa ainda proibiu e prometeu punir com cartão amarelo o jogador que entrasse em campo com a braçadeira de capitão com as cores do arco íris em apoio à comunidade LGBT+. Ninguém se manifestou até agora.

Redação blogdellas com a Reuters – Foto: Divulgação.

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *