Notícias

Fernando Dueire diz ser “candidato natural” ao Senado na chapa de Raquel Lyra e critica antecipação de pré-campanha

Parlamentar também minimizou disputa interna na chapa e afirmou que decisão sobre candidaturas caberá exclusivamente à governadora

Por JC

O senador e pré-candidato à reeleição ao Senado, Fernando Dueire (PSD), afirmou que se considera “candidato natural” na disputa e disse ver com incômodo a antecipação de movimentações de outros nomes que buscam espaço na chapa da governadora Raquel Lyra (PSD). Em entrevista à Rádio Folha FM, ele defendeu que o processo seja conduzido dentro do calendário político e sob coordenação da chefe do Executivo estadual.

“Eu estou legitimado porque eu sou candidato natural. Com apoio de mais de 100 prefeitos. Limpo, testado e com limpo que é a análise das pessoas que acompanham o mandato antes em Brasília quanto aqui (em Pernambuco). Eu sou senador da República e estou muito motivado para a renovação desse mandato. Eu tenho uma vida pública limpa, uma reputação construída ao longo dos anos. Nunca respondi a processo, nunca recebi qualquer questionamento formal dos órgãos de controle. Isso transmite confiança”, disse.

Ao comentar a disputa interna pelas vagas ao Senado na chapa governista e as articulações envolvendo nomes como Miguel Coelho (UB), Eduardo da Fonte (PP) e Túlio Gadêlha (PSD), Dueire criticou a exposição antecipada de pré-candidaturas e afirmou que a definição cabe exclusivamente à governadora.

“Eu fico muito desapontado quando vejo pretensos candidatos fazendo propaganda para ocupar espaço na chapa. Eu acho isso ruim. Não é hora disso. Ela está conversando com todo mundo, com todos esses pré-candidatos. Todos que estão se colocando como pré-candidatos têm seus direitos, têm sua legitimidade. A governadora, ao seu tempo, vai tomar a decisão que julgar mais adequada. Eu respeito muito isso. Cada um tem o direito de se colocar, mas não podemos transformar isso em disputa pessoal, em projeto individual. Isso é ruim para o processo.”

O senador também descartou a possibilidade de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, ao reforçar sua identidade política vinculada ao Senado Federal e ao papel federativo da Casa.

“O Senado é a Casa da Federação. Eu não tenho um olhar distrital, eu tenho um olhar para o conjunto. Os municípios são onde a vida acontece. A gente precisa pensar o Brasil como um todo, na relação entre União, estados e municípios. Esse é o meu foco. Eu me encontro nisso.”

Dueire afirmou que sua permanência na disputa está ligada ao seu entendimento de propósito político, mas reforçou que a decisão final sobre a composição da chapa cabe à governadora.

“O meu projeto de vida está muito focado na questão federativa. Se isso traciona o projeto político, então é dentro disso que eu me coloco. Eu me vejo disputando o Senado Federal porque esse é o espaço onde eu me identifico. Mas a decisão final é da governadora, no tempo dela.”

Redação com texto do JC compartilhado em 22/06/2026 Foto Jeferson Rudy Agência Senado reprodução

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.