
Vereadores com força para definir resultado da eleição no interior

A presença cada vez maior das forças políticas do interior nas eleições pernambucanas, culminada este ano com dois expressivos candidatos a governador vindos do interior, está provocando uma verdadeira revolução na condução do voto nos municípios. Se em eleições recentes muitos vereadores já vinham deixando de atender a apelo dos prefeitos para votar nos seus candidatos a deputado, este ano o fenômeno está se estendendo aos candidatos majoritários.
Esta semana, por exemplo, nove dos 13 vereadores do município de Gameleira, na zona-da-mata sul, incluindo o presidente da Câmara, declararam apoio ao candidato a governador Miguel Coelho (União). Eleito pelo PL, o partido do candidato Anderson Ferreira, o prefeito Leandro Ribeiro vota no candidato do PSB, Danilo Cabral, na companhia de apenas cinco vereadores. “Está havendo um estouro de boiada, a porteira está aberta” afirmou a este blog um forte candidato a deputado estadual da oposição, que pediu anonimato.
Outro deputado estadual da Frente Popular confessou a colegas que “está muito difícil convencer os vereadores a votar em Danilo por causa das pesquisas. “Quando isto acontece só a força do prefeito pode reverter o quadro mas parece que também eles não vêm agindo com entusiasmo”. Esta semana um outro deputado da Frente Popular informou que o governador, ciente do caso, está decidido a receber um a um os prefeitos do grupo para conversar sobre o assunto. Mas a esperança maior está na força da Televisão onde Danilo tem 40% do tempo e vai usá-lo para crescer nas intenções de voto.
Miguel e Marília entre os beneficiados
Nos corredores da Assembleia o comentário predominante é o de que este “estouro de boiada” tende a beneficiar sobretudo Marília Arraes, na zona-da-mata, e Miguel Coelho, no sertão e agreste. Um assessor de Miguel afirma: “recebemos diariamente telefonemas de vereadores querendo conversar”. Na assessoria de Marília se diz a mesma coisa. Mas, no caso de Gameleira, por exemplo, os nove vereadores que agora apoiam Miguel estavam decididos a ficar com Marília mas reclamaram da falta de interlocução com a candidata.
Miguel ironiza Pimentel
Na sabatina da Rádio Jornal esta sexta-feira pela manhã, Miguel Coelho ironizou o prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, do União Brasil, seu partido, que, no mesmo horário, declarava apoio a Marília Arraes. “Ele foimas continuamos com o vice-prefeito, o ex-prefeito Lula Sampaio e os vereadores que estavam nos apoiando, quase toda a Câmara”. Miguel disse ainda que o senador Fernando Bezerra e o deputado federal Fernando Filho, transferiram R$ 35 milhões para o município sertanejo nos últimos anosatravés de emendas parlamentares, ajudando Raimundo a se reeleger e recebendo dele este troco.
Indefinição ainda é grande
Como este blog informou na semana passada ainda é muito grande a indefinição de voto na eleição deste ano para governador. O instituto Paraná Pesquisas, em levantamento divulgado esta sexta-feira, apresentou, na pesquisa espontânea, o índice de 65% dos eleitores que não sabem de certeza em quem vão votar. Dos que se decidiram, 9,4% citam Marília Arraes, 5% Anderson Ferreira, 4,9% Raquel Lyra, 4.6% Miguel Coelho e 2,3% Danilo Cabral. O resultado de Anderson, Raquel e Miguel é de empate técnico no que se refere ao segundo lugar nas intenções de voto. Dos ouvidos 7,6% declararam a intenção de votar em branco ou anular o voto.
Debate Rádio Liberdade
Está marcado para o próximo dia 26 – mesma data em que tem início a propaganda eleitoral gratuita – o debate entre os candidatos a governador na Rádio Liberdade de Caruaru. Ontem, especulava-se sobre qual vai ser o comportamento da emissora se, como aconteceu no convite feito pela Rádio Cidade de Caruaru, os candidatos Marília Arraes e Anderson Ferreira se negarem a comparecer à sabatina. Se vai suspender a programação ou faz o debate só com os demais candidatos.
Pergunta que não quer calar: Por que grande parte dos prefeitos do interior não estão conseguindo controlar o voto dos vereadores?
E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com