Visita de Bolsonaro ao São João de Caruaru

causa celeuma antes e depois do evento

 

 

No meio politico é voz comum que ninguém deve parar um evento festivo para fazer discurso. “Não há como fugir de uma vaia, mesmo pequena”, ensinam os mais experientes. Em período eleitoral o risco é ainda maior, sobretudo em um estado onde o adversário tem dois terços das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro fez um teste esta quinta-feira à noite, véspera do São João, em Caruaru, no estado do ex-presidente Lula, e pagou o pato, como era previsto. Apesar de ter falado apenas 23 segundos e não ter atacado ninguém – até pediu bênçãos para o público – o presidente chegou a ser aplaudido mas as vaias de uma multidão suplantaram as vozes bolsonaristas, concentradas mais perto do palco.

Tivesse se limitado à tradicional motociata, que comandou, toda ela integrada de motoqueiros que o apoiam e ter apenas passado pelos camarotes, como fazem os políticos experientes, o presidente teria evitado o vexame que enfrentou. Atendeu ao chamado do seu candidato ao senado no estado, o ex-ministro do turismo Gilson Machado, e subiu ao palco onde não só parou o forró como ouviu um laudatório discurso do ex assessor que se apresentou na festa tocando sanfona com a banda Brucelose, de sua propriedade.

Na verdade, a passagem de Bolsonaro pela festa já começou errada um dia antes quando a segurança do Planalto, para proteger o presidente, abriu um enorme vão no meio do público, o que nunca foi feito. Por fim esta sexta-feira o deputado federal Wolney Queiroz (PDT) natural de Caruaru,distribuiu uma nota amplamente repercutida nos meios de comunicação, com título “Deixem meu São João em paz”. Na nota, condenou a ida do presidente ao palco : “uma festa religiosa, sacra, que ao longo de décadas sempre promoveu o congraçamento, a união entre famílias, transformou-se numa rinha de brigas políticas, de narrativas, ofensas, vaias e intolerância”.

Prefeito não estava presente

Embora tenha ido ao aeroporto pela manhã para receber o presidente, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro(PSDB), não estava no palco. Foi a uma programação na zona rural e só chegou ao camarote oficial, longe dos apupos, após a saída do presidente. No camarote ficou um bom tempo, ciceroneando o ministro do turismo, Carlos Brito. O ex-ministro Gilson Machado foi levar Bolsonaro ao hotel mas ainda voltou e se apresentou cantando com sua banda e exibindo uma bandeira nacional.

Ultima a visitar foi Dilma

É raro um presidente ir ao São João caruaruense, a primeira foi Dilma Rousseff, em 2011, primeiro ano do seu mandato quando nem tinha o desgaste que enfrentaria no segundo mandato até ser impeachada e passou discretamente pelo Pátio do Forró. Ela foi durante o dia ao Alto do Moura – local onde morou Vitalino, o mestre dos bonecos de barro – e à noite passou rapidamente no camarote oficial, sem ser anunciada no sistema de som.

Vitória é de Danilo

Embora esteja encontrando dificuldades em alguns municípios do interior, onde tem sido obrigado a dividir o espaço com candidatos oposicionistas, o pré-candidato a governador Danilo Cabral conseguiu unir em seu palanque os três principais grupos políticos de Vitória de Santo Antão :  o atual prefeito Paulo Roberto Arruda(MDB) , o ex-prefeito José Aglaison (PSB) e o ex-deputado Henrique Queiroz (PP). Na véspera de São João, acompanhado da pré-candidata ao senado Teresa Leitão, Danilo esteve na casa de Aglailson, em seguida foi à residência de Henrique e à noite participou da abertura das festividades junto com o prefeito Paulo Roberto, que tem batido recordes de aprovação.

Miguel anuncia vice dia 30 e deve ser Alessandra Vieira 

O pré-candidato a governador Miguel Coelho vai anunciar no próximo dia 30, em evento no Recife o nome de sua candidata a vice-governadora. A previsão é de que a escolhida seja a deputada estadual Alessandra Vieira, com grande penetração no agreste do estado, onde tem sua base. O agreste é também a região da pré-candidata a governadora Raquel Lyra. Alessandra no momento defende na Alepe os interesses do Polo de Confecções de Pernambuco integrado por Santa Cruz do Capibaribe, onde mora, e diversos outros municípios do seu entorno.

Foto: Divulgação

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

 

Compartilhar