Política

Vereadora Liana Cirne ingressa com ação para localizar homem que fez ameaças a militantes do PT e PSOL

A vereadora do Recife, Liana Cirne, ingressou, na tarde de hoje com uma notícia-crime junto a Promotoria de Justiça Criminal da Capital, com o objetivo de que seja instaurada uma investigação criminal para identificação e a localização de um homem de identidade não revelada que aparece em vídeos divulgados na internet, no início desta semana, ameaçando de morte e incitando a violência contra militantes do Partido dos Trabalhadores e do PSOL, incluindo mulheres grávidas.

Pelo que é possível verificar nos vídeos que viralizaram nas redes sociais, durante discurso em um ato realizado no bairro do Curado, na Zona Leste do Recife, um homem que afirma ser “Pastor”, “Capelão”, “Capitão” e “Armamentista” declara que manifestantes do Partido do Trabalhadores (PT) e do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) que forem às ruas protestarem contra as manifestações que não reconhecem a legitimidade das Eleições 2022 devem ser mortos a tiros. Em sua fala, além de incitar a violência, o homem se coloca como uma das pessoas que irão efetuar os disparos.

Na notícia-crime, a vereadora – que também é jurista e professora da Faculdade de Direito do Recife – pede que, após a identificação, o autor dos atos criminosos seja denunciado pelos crimes de Incitação ao crime de terrorismo (Lei nº 13.260/2016) e Incitação ao crime (artigo 286 do Código Penal), cuja pena pode variar de três a seis meses ou pagamento de multa.

“Não podemos, e não vamos admitir ou nos calar diante de crimes com esse. A Democracia precisa ser respeitada. Não se pode ameaçar e incitar que outras pessoas ameacem ou ajam contra a vida de quem quer que seja, ainda mais de mulheres grávidas! O Brasil não é a terra das barbáries como querem esses criminosos. Estamos atentos e trabalhando dia e noite para defender nosso povo o seu desejo legítimo e democrático”, destacou Liana.

DISCURSO – No vídeo, que continua circulando nas redes sociais, é possível ver o homem trajando com um uniforme que se assemelha a uma farda de Policial Militar. Ao seu redor várias pessoas filmam seu discurso e fazem demonstrações de apoiam às suas declarações. Após parabenizar aos presentes, o homem justifica a convocação para os atos de violência com um trecho da bíblia.

De acordo com reportagens veiculadas na imprensa local, o fato teria acontecido na última segunda-feira (14), em frente ao Comando Militar do Nordeste (CMNE), às margens da BR-232, onde há cerca de duas semanas grupos de apoiadores do presidente Bolsonaro se revezam em protestos contra o resultado das eleições realizadas no último dia 2 de outubro.

Redação com assessoria e veículos – Foto: Divulgação/Vídeo reprodução G1

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *