Notícias

Vaticano confirma morte do papa por AVC e colapso cardiovascular

Um boletim médico oficial divulgado nesta segunda-feira (21) pela Santa Sé confirmou que o papa Francisco foi vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), que evoluiu para coma e resultou em colapso cardiovascular irreversível.O relatório de óbito foi assinado pelo professor Andrea Arcangeli, diretor da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano. A constatação da morte foi realizada por meio de um registro eletrocardiotanatográfico — procedimento que determina com precisão o instante da parada cardíaca — ocorrida às 7h35 no horário local (2h35 no horário de Brasília).

O documento também informa que o papa apresentava histórico clínico de insuficiência respiratória aguda, pneumonia multimicrobiana bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão arterial e diabetes tipo 2.

“Declaro que as causas da morte, segundo meu conhecimento e consciência, são aquelas indicadas acima”, afirmou Arcangeli no relatório.

A Santa Sé ainda não divulgou detalhes sobre as cerimônias fúnebres nem sobre os próximos passos do Vaticano com relação à sucessão papal.

Leia o certificado de óbito na íntegra:

Certifico que Sua Santidade Francisco (Jorge Mario Bergoglio), nascido em Buenos Aires (Argentina) em 17 de dezembro de 1936, residente na Cidade do
Vaticano, cidadão do Vaticano, faleceu às 7h35 do dia 21/04/2025 em seu apartamento na Domus Santa Marta (Cidade do Vaticano) devido a: – AVC
CEREBRAL – COMA – COLAPSO CARDIOCIRCULATÓRIO IRREVERSÍVEL – Em um sujeito afetado por: – Episódio anterior de insuficiência respiratória aguda em pneumonia multimicrobiana bilateral – Bronquiectasia múltipla – Hipertensão arterial – Diabetes tipo II. A morte foi determinada por registro eletrocardiotanatográfico. Declaro que as causas da morte, segundo meu conhecimento e consciência, são as indicadas acima.

Redação com Agencia Brasil e Veja Foto: arquivo

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *