Notícias

Vacina japonesa contra dengue precisa ser oferecida pelo SUS

– Não faz sentido proteção contra uma doença letal estar ao alcance apenas de quem pode pagar –

Aprovada pela Anvisa no dia 2 de março passado, começa a chegar às clínicas particulares do país a vacina contra a dengue Qdenga, desenvolvida pela farmacêutica japonesa Takeda. As doses protegem contra os quatro tipos de dengue e são indicadas para a faixa de 4 a 60 anos. São um avanço na luta contra uma doença que há décadas desafia autoridades sanitárias brasileiras. No ano passado, o Brasil registrou mais de 1,4 milhão de casos e 1.016 mortes, um recorde desde que as epidemias ressurgiram na década de 1980. Neste ano, o número de mortes já passa de 600.

Por enquanto, quem quiser se proteger contra a dengue precisará gastar de R$ 800 a R$ 1 mil para tomar as duas doses recomendadas pelo fabricante.

O Ministério da Saúde afirma que pretende incorporá-la ao SUS, mas alega que a farmacêutica japonesa ainda não enviou à pasta o pedido de incorporação. Argumenta ainda que, mesmo depois disso, a vacina precisará ser submetida à análise de órgãos técnicos. Essas etapas deveriam ser aceleradas, pois ela já passou pelo crivo da Anvisa e está à disposição dos brasileiros — ao menos dos que podem pagar.

Um dos motivos para a pouca pressa é a aposta do Governo numa vacina nacional. O ministério prioriza no sistema público as produções brasileiras, e outra vacina contra a dengue, em dose única, é desenvolvida pelo Instituto Butantan em São Paulo. Os estudos clínicos estão na fase 3, e a expectativa é que os resultados sejam submetidos à Anvisa em dezembro de 2024. A aprovação só viria em 2025.

Desde 2015, o Brasil já conta com uma vacina contra a dengue, a Dengvaxia, do laboratório Sanofi. Embora aprovada pela Anvisa, ela não é usada em larga escala. Só é recomendada para quem já tenha contraído a doença, para evitar reinfecção. Em razão do uso restrito, não foi incorporada ao SUS e só é encontrada na rede privada.

Redação com veículos e Ministério da Saúde- O Globo-Fotos-O Globo-Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *