Vacina bivalente contra Covid será aplicada em pessoas com mais de 70 anos
Ao anunciar que dia 27 de fevereiro vai iniciar uma ampla campanha de vacinação contra Covid, o Ministério da Saúde divulgou esta quinta-feira que a vacina bivalente – que já protege contra as novas cepas Omicron – vai ser aplicada como dose de reforço. Inicialmente serão atendidas as pessoas com mais de 70 anos, as imunocomprometidas, comunidades indígenas, ribeirinhos, quilombolas e as que vivem em instituições de longa permanência.
Vencida essa etapa serão atendidas as pessoas entre 60 e 69 anos. Em seguida, gestantes e puérperas e, por fim, os profissionais de saúde. Também continuarão a ser aplicadas as doses monovalentes que protegem contra a Covid mas não têm a mesma eficácia das bivalentes. Há ainda mais de 19 milhões de brasileiros que não tomaram a vacina e 68 milhões que não tomaram a primeira dose de reforço. Esses serão estimulados a se imunizar.
As vacinas para crianças, segundo o Ministério, conta agora com a regularização do estoque. Foram adquiridas 8,5 milhões de doses da Pfizer baby(para crianças entre 6 meses a 3 anos) e 9,2 milhões de doses pediátricas da Pfizer (para crianças de 5 a 11anos). Também foram compradas 2,6 milhões de doses da Coronavac infantil.
Embora a campanha vá ser iniciada dia 27 de fevereiro, no caso da vacina bivalente o MS não informou se os idosos e demais componentes da primeira fase começam a ser vacinados neste dia ou em outra data a ser informada.
Redação blogdellas – Foto: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br