Uma em cada 4 pessoas no Brasil conhece uma mulher vítima de violência doméstica,diz pesquisa
Uma em cada quatro pessoas no Brasil conhece uma mulher que foi vítima de violência doméstica cometida pelo próprio parceiro, seja ele marido, namorado ou ex-companheiro.A estimativa é de pesquisa Datafolha sobre percepções da violência encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Essa parcela da população (27%) corresponde a quase 45 milhões de pessoas em todo país, e as respostas se referem a agressões praticadas num período de 12 meses anteriores à data da pesquisa. É o crime citado com mais frequência entre 18 situações diferentes aferidas pelo instituto. Os dados revelam a ocorrência de cerca de 6.800 agressões físicas por dia em 2023.
A pedagoga Anne Freitas, da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Pará, explica que o elevado índice de violência contra a mulher está diretamente relacionado à estrutura social do país.
“Historicamente, o modelo patriarcal, que gera essa violência, está vinculado ao fato de que o gênero masculino recebeu um poder desigual em relação ao feminino. Às mulheres foram atribuídas as funções de cuidado doméstico, com a casa e a família, enquanto os homens ocupam os espaços de poder e decisão. Esse modelo educacional patriarcal perpetua a ideia de que o papel da mulher é cuidar dos filhos”, explica Freitas.
Romper o ciclo de violência, segundo a pedagoga, começa ao buscar a rede de proteção e acionar os canais de denúncia.
“Então a gente precisa ir às delegacias, ou falar com alguém da rede assistencial, como o CRAS, o CREAS, o Ministério Público, ou a Defensoria, e dizer: ‘olha, estou passando por isso, o que posso fazer para romper com essa violência?’. Mas se essa mulher não tem condições ainda de registrar uma ocorrência criminal, ela pode pedir uma medida protetiva para resguardar sua integridade física e psicológica.”, orienta Anne Freitas.
Redação com Agencia Brasil e veiculos Foto: reprodução
e-mail:redacao@blogdellas.com.br