TRE-PE faz demonstração de recursos de acessibilidade da urna eletrônica para pessoas cegas e surdas.
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) promoverá, nesta terça (26), uma ação para apresentar, a pessoas com deficiências visuais e auditivas, todos os recursos de acessibilidade da urna eletrônica. O evento acontece no plenário da sede do TRE-PE, a partir das 14h.
O objetivo da ação visa apresentar para o grupo os recursos de acessibilidade previstos nas urnas, como intérprete de libras e audiodescrição com orientação sobre o passo a passo da votação, além do teclado em braile presente nas votações anteriores. Os recursos de acessibilidade estarão presentes em todos os modelos de urna eletrônica para esta Eleição.
Foram convidados pessoas com deficiência auditiva, deficiência visual, intérpretes de Libras e representantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comud/Recife). Estarão presentes o presidente do TRE-PE, André Guimarães; a desembargadora eleitoral substituta e presidente da Comissão de Multidisciplinar Acessibilidade e Inclusão (CMA) do TRE-PE, Virgínia Gondim Dantas; e o coordenador da CMA, Acácio Leite.
É importante ressaltar que eleitores com alguma deficiência podem requisitar a mudança do seu local de votação para uma seção com maior acessibilidade. Para isso, é necessário que os interessados compareçam a qualquer cartório eleitoral, até o dia 18 de agosto, e preencham o formulário de requerimento.
Redação com assessoria (TRE). Foto: Divulgação.