TRE-PE começa preparação de urnas para o segundo turno das Eleições 2022

As etapas finais de preparação do 2º Turno das Eleições Gerais de 2022 estão em pleno desenvolvimento. O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) começou nesta quarta-feira (19/10), desde às 8 horas, a preparação das mais de 24 mil urnas eletrônicas que serão usadas no segundo turno, no próximo dia 30 de outubro.
Na etapa de recarga de informações para o segundo turno, os técnicos inseminam nas urnas os dados contidos nas mídias de resultado. Esses dados são sincronizados com as informações já presentes nas urnas, pois foram inseridas no primeiro turno, incluindo os dados das candidatas a governadora e a presidente da república que estão concorrendo no segundo turno em Pernambuco.
Em seguida, cada urna é testada para verificar se os seus dispositivos estão em pleno funcionamento – como visor, teclado, impressora, leitor biométrico e avisos sonoros. Feito isso, todos os compartimentos da são lacrados e o equipamento é guardado e devidamente identificado (com município, número da Zona Eleitoral, local de votação e seção eleitoral). A partir de então, urnas eletrônicas estão prontas para serem utilizadas nas eleições. Uma vez lacrada, a máquina só realiza operações em dia e horário predeterminados, neste caso, em 30 de outubro.
Segundo o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-PE, George Maciel, a preparação neste segundo turno será bem mais rápida e existe uma determinação legal para essa atualização. “ A geração de novas mídias deriva da necessidade de atualizar as urnas com os dados dos candidatos que seguem em disputa no segundo turno. Mas as informações sobre o eleitorado e as seções já estão carregadas desde o primeiro turno”, esclarece. O secretário conclui indicando o destino das urnas após a preparação. “As urnas ficarão guardadas pela PM até seguirem para os locais de votação, e depois, voltam para os galpões onde permanecerão sob vigilância da polícia, até o trânsito em julgado dos processos e diplomação dos eleitos”
Em Pernambuco, 557 técnicos de urnas são responsáveis por testar os equipamentos e inserir informações dos candidatos e dos eleitores de cada seção eleitoral. A equipe do tribunal estará encarregada de garantir a segurança e transparência das urnas eletrônicas, assim como ajudar no procedimento geral.
Redação com veículos (TRE-PE) – Foto: Divulgação
E-mail: redacao@blogddellas.com.br

