Tragédia do Morro da Conceição: Policia civil concluiu inquérito e indiciou 4 pessoas
A Polícia Civil de Pernambuco apresentou o resultado final do inquérito sobre as causas do desabamento do teto do Santuário do Morro da Conceição, nesta quarta-feira(11). Quatro pessoas foram indiciadas pelo acidente ocorrido no dia 30 de agosto, na Zona Norte do Recife, e que deixou dois mortos e 25 feridos. Os nomes não foram informados pela polícia mas foram indiciados o dono da empesa Sun Brasil e três funcionários que trabalharam na instalação de placas solares da cobertura da igreja seis dias antes de o teto cair.
O delegado Rafael Duarte, responsável pelo inquérito, informou que a decisão foi tomada porque se verificou que a empresa não elaborou um laudo técnico com profissional habilitado para identificar os danos e riscos que existiam na estrutura. Os quatro foram indiciados por dois homicídios com dolo eventual e quatro lesões corporais.O delegado afirmou que o inquérito foi concluído com base em “provas suficientes para que não haja dúvidas para o Ministério Público”.
Ainda de acordo com o delegado, a empresa não é legalmente obrigada a ter um engenheiro em seu quadro técnico, mas, por não ter um profissional capaz de identificar os riscos da estrutura, assumiu o risco pelo desabamento do teto, caracterizando o dolo eventual.
O laudo pericial elaborado pelo Instituto de Criminalística (IC) apontou que o desabamento aconteceu por conta da oxidação de peças metálicas que fixavam uma das treliças — estrutura metálica utilizada na construção civil para oferecer apoio e resistência. O documento foi entregue à Polícia Civil no dia 25 de novembro para ser analisado e incorporado à investigação.Este Blog trouxe em primeira mão, reportagem com laudo técnico do Instituto de Criminalística Professor Armando Samico.
A Polícia Civil informou que o inquérito, que tem mais de 500 páginas, foi encaminhado ao Ministério Público de Pernambuco na terça-feira (10).
Redação com veiculos Foto: arquivo/reprodução TV Globo
e-mail: redacao@blogdellas.com.br