Time feminino cresce e mostra sua cara com Marília, Teresa e Raquel
As mulheres, que já tinham assumido papel de protagonismo na eleição deste ano em Pernambuco com a presença de Raquel Lyra (PSDB) e Marília Arraes (Solidariedade) como pré-candidatas a governadoras, ganham agora um reforço de peso com a escolha da deputada estadual Teresa Leitão para representar o PT na chapa da Frente Popular.
O time ainda deve crescer pois o pré-candidato a governador Anderson Ferreira (PL), que estava evitando falar sobre o assunto, afirmou esta semana que deseja ter uma mulher como vice. Já o pré-candidato a governador Miguel Coelho afirmou ontem ao Blogdellas, enquanto se deslocava por municípios sertanejos, que pode ter não só uma mas duas mulheres na sua chapa “estou trabalhando para isso”- concluiu.
Todo esse interesse pelas mulheres não se deve apenas ao fato de 52% dos pernambucanos serem do sexo feminino mas pela própria relevância e ousadia de Raquel e Marília de se apresentarem como cabeças de chapa. “Isso levou todos os partidos a entender que chegou a hora de dar espaço a elas”-afirmou um deputado estadual do PL após Anderson se render à voz geral e aderir ao discurso feminino.
Não se conhece ainda quais serão as mulheres do palanque majoritário de Anderson e Miguel, apesar de estar no ar um possível entendimento entre os três palanques oposicionistas não bolsonaristas o que pode levar Miguel a se juntar a Marília e Raquel, mas já é possível concluir que, o próximo governador ou governadora eleito, vai tomar posse representando diretamente o sexo feminino ou de forma indireta ou com uma companheira de chapa. Este é um grande avanço.
Quem é Teresa
Marília e Raquel chegam na majoritária com um protagonismo maior porque a primeira já disputou a eleição para prefeita do Recife em 2020, ficando em segundo lugar, e Raquel por ter saído da Prefeitura de Caruaru com expressiva aprovação popular. A experiência de Teresa foi toda na Assembleia Legislativa mas na majoritária da Frente Popular, com o aval da direção nacional petista, ela chega com poder de representar o seu partido no alto escalão da política estadual.
Danilo esquenta os motores
Apesar de ainda aguardar com paciência a formação oficial de sua chapa com os candidatos a vice e senador, o que deve acontecer a partir desta segunda-feira, o pré-candidato a governador Danilo Cabral já se prepara para, como primeiro postulante a contar com a chapa completa, “percorrer todos os municípios pernambucanos”, como informou ontem um dos comandantes de sua campanha.
Se até pouco tempo ele estava priorizando visitas protocolares ou cuidando de acordos políticos, nos últimos dias tem se dedicado a acompanhar deputados federais e estaduais do seu leque de forças em municípios do interior. Este final de semana sua agenda inclui Garanhuns, Capoeiras, São Bento do Uma e São Caetano.
Todo mundo se deslocando
Mas não só Danilo tem visitado suas bases. Para falar hoje com Miguel, Marília, Raquel ou Anderson os jornalistas precisam se submeter a ligações de celulares muito precárias porque eles estão quase sempre na estrada da zona-da-mata, do agreste ou do sertão em deslocamento. Ora participam de caminhadas não oficiais, ora posam com novas lideranças que os estão apoiando ou falam em eventos fechados.
Segurança
O tema da segurança pública tem sido priorizado pelos candidatos de oposição. Anderson Ferreira e Miguel Coelho até já adiantaram medidas a ser tomadas caso sejam eleitos e ontem foi a vez de Raquel Lyra disse em entrevista a emissora de rádio de Petrolina que “Pernambuco está vivendo um toque de recolher branco pois a população evita sair de casa em determinadas horas do dia para se livrar da violência”.
Fotos: Divulgação
E-mail:terezinhanunescosta@gmail.com