The First Ladys, o poder delas na Casa Branca
O Blog Dellas já falou sobre The First Lady que tem as atrizes Gilian Anderson, Miche Pfeiffer e Viola Davis em cena como Eleanor Roosevelt (1933-1945); Bety Ford (1974- 1977) Michelle Obama (2009-2017). As interpretações seguem com altos e baixos, deixando Michele Pfeiffer em posto privilegiado. Viola peca nos trejeitos e Gilian repete seus trejeitos caricaturais de se sempre.
A série destaca o poder das primeiras-damas no poder, com seus respectivos presidentes Franklin Roosevelt, Gerald Ford e Barack Obama. Resgata infância, juventude, suas trajetórias de vida até á casa Branca. Revela a influência de cada uma, de como chegaram ao poder ao lado dos maridos. Caso venha nova temporada, outras primeiras-damas serão abordadas.
Eleonor, de família política, desde cedo apoiou o então jovem Ford na política. Abraçava causas femininas e deixou um legado: instituiu coletivas de imprensa na Casa Branca para correspondentes mulheres. Uma rasteira nas agências de notícias que não contratavam repórteres femininas. Foi uma mulher poderosa do seu tempo.
Ela foi presidente da Comissão de Direitos Humanos das nações Unidas, com papel importante na elaboração e adoção da Declaração dos Direitos Humanos, de 1948. Morreu em 1962, aos 78 anos. Betty Ford, por exemplo, foi ao posto sem ele cobiçar. Logo que se tornou primeira-dama enfrentou mastectomia e , ao contrario do que se esperava na época, ela não escondeu a doença , inspirando as mulheres a se cuidarem.
Assumiu posições progressistas, sendo defensora da decisão da Suprema Corte que legalizou o aborto e falava sobre sexo antes do casamento em programas de TV. Seu drama pessoal com o álcool é conhecido e uma vez recuperada fundou a Betty Ford Center, mais poderoso centro de reabilitação nos EUA. Betty morreu em 2011 com 93 anos. A Revista Time a escolheu a Mulher do ano de 1975.
Michele Obama não apoiava a ideia de Obama entrar na politica desde que ele quis se candidatar a senador estadual em 1976. A série mostra a primeira mulher negra a ocupar a Casa Branca enfrentando o poderoso staff presidencial para impor as causas que queria abraçar e não seguir a agente presidencial , bem como sua determinação em proteger a família . de todas as três abordadas neste início da temporada de The First Lady, é a mulher de Obama a única a assistir a série que faz sucesso. A atuação dos presidentes fica para outro comentário. A série é sobre elas e não sobre eles.
Os EUA nunca elegeram uma mulher para presidente. Talvez daí o fascínio pelas suas primeiras-damas. Paramount+ e Net Now.
Blog Dellas com informações da Netflix.
Fotos Netflix-Divulgação.