Termômetro da Campanha: as últimas opiniões e atitudes dos eleitores sobre as eleições presidenciais
O Ipespe e a Abrapel alcançam a quarta rodada do Termômetro da Campanha,
pesquisa focada exclusivamente nas eleições presidenciais. E o levantamento, em todo país, concluído nesta sexta, 23, traz a última fotografia da semana, sobre as opiniões e atitudes dos eleitores a oito dias da eleição. O estudo Termômetro da Campanha foi realizado entre 21 a 23 último. Em todas as regiões do país (1.100 entrevistados).
O que merece ser destacado?
O sociólogo e cientista político Antônio Lavareda destaca alguns pontos importantes que o blogdellas aqui compartilha para melhor entendimento da pesquisa.
Se a eleição fosse hoje, ela poderia ser decidida, ou não, no primeiro turno. As intenções de voto de Lula (46%) ultrapassaram essa semana, pela primeira vez, a soma dos demais candidatos (45%). “ Em votos válidos isso daria ao ex-presidente cerca de 50,5%. Dada a margem de erro da pesquisa (3.0 pontos), o resultado seria uma incógnita. Ocorre que a votação só se dará no outro domingo”, pontua Lavareda.
Lavareda comenta ainda sobre adesões contabilizadas nesta reta final de campanha: “O apoio ao ex-presidente Lula , em sequência, no espaço de duas semanas, com declarações surpreendentes de juristas de renome, artistas,
ex-candidatos a presidente, do ex-ministro da Economia de Temer, e de personalidades do entorno de FHC, além da nota no mínimo anti Bolsonaro do maior símbolo tucano, fizeram o pêndulo se deslocar ainda mais na direção de
Lula. Levando-o ao maior nível nos levantamentos do Instituto, 46%, distanciando-o 11 pontos de Bolsonaro, estabilizado em 35%”, explica, afirmando que mais importante para ele, os dois principais nomes da chamada terceira via recuaram. Ciro, de 7% a 6%. E Tebet, de 5% a 4%. E nessa rodada, nenhum dos outros candidatos atingiu 1%. No eventual segundo turno, a dianteira de Lula sobre Bolsonaro abriu agora mais um ponto, marcando 54% X 38%.
Lavareda analisa o “confronto final”, explicando que os debates serão os momentos de maior saliência na semana derradeira.” O de hoje (SBT/CNN e um pool de veículos) embora significativo, terá provavelmente menor audiência por conta do horário (18h15), mas o da quinta, 29, na Globo, às 22h (após
‘Pantanal’), promete igualar novelas do período glorioso do gênero. 55% pretendem assisti-lo no todo ou em parte, e ainda 25% afirmam que “provavelmente” irão vê-lo, apurou a pesquisa. Como até pequenas oscilações dos números poderão selar a sorte dos competidores, esse evento talvez aponte se a eleição irá, ou não, para o segundo turno. O resultado do que promete ser um ríspido embate entre os dois líderes é imprevisível. E os nomes da terceira via o veem como a grande oportunidade para se manterem de pé até as urnas”.
O Termômetro da Campanha revela ainda que há um sentimento para a grande maioria de “jogo jogado”. De que a disputa presidencial deveria terminar logo. Aumentou para 70% os que querem a eleição resolvida no primeiro turno. Nada menos que 80% dos ouvidos responderam que já decidiram seu voto. Entre
os restantes,4% dizem que vão fazê-lo nos próximos dias; 5% aguardarão o último debate para decidir; e ainda 8% pretendem decidir só no dia da eleição. Números que provavelmente trazem esperança para candidatos que ainda esperam crescer até o pleito, mas sempre lembro que boa parte desses retardatários termina engrossando a abstenção.
A participação dos eleitores na campanha cresceu. O Termômetro rque nesses últimos dias aumentou de 13% para 19% o número dos que de alguma forma estão se envolvendo nas campanhas. Mesmo tendo crescido, essa participação poderia ser maior, não fora os muitos casos de violência política que atemorizam a população, e deveriam ser exemplarmente reprimidos. Afinal, o grau de
interesse nessa eleição é inusualmente elevado (73%), com 58% dizendo que estão “muito interessados” nela.
Sobre o Melhor Desempenho, que candidato está melhor junto ao eleitorado?
As pessoas afirmaram ao Termômetro da Campanha tambpem sobre essa questão: “Os fortes ataques mútuos na propaganda dos dois principais candidatos parecem ter deixado um saldo mais positivo para o ex-presidente, analisa Lavareda, lembrando que “ no cômputo geral, cresceu quatro pontos a opinião de que ele está tendo um melhor desempenho na campanha, atingindo 44%.
Bolsonaro nesse quesito continuou com os 34% da semana anterior. Lula também lidera com folga na percepção de que tem aparecido melhor no noticiário das TVs e Rádios ( 41% a 27%), nas notícias de jornais e blogs na internet (41% a 26%) e na melhor propaganda na TV e Rádio ( 38% a 25%). Bolsonaro ganha no
que diz respeito a melhor presença nas redes sociais, mas por uma margem surpreendentemente pequena ( 37% a 33%) para quem tem amplo domínio nessa plataforma. E mantém-se o empate da semana anterior na avaliação de quem tem sido “melhor comentado nas conversas de WhatsApp” (32% a 32%)”.
Com poucos dias de campanha à frente, após intensa exposição dos argumentos para votar e das possíveis razões para não votar no adversário, é difícil imaginarmos a possibilidade de alteração substancial nos fundamentos sobre os quais, afetiva e cognitivamente, se erguem as intenções de voto, analisa o cientista político. Ele afirma ainda que “nessa disputa que como sempre
chamo atenção é singularíssima nacional e internacionalmente – incumbente versus ex-presidente – o voto prospectivo-retrospectivo tem balizas claras:
a avaliação do desempenho do atual chefe do Estado vis à vis a consideração retrospectiva, baseada na memória individual e na memória social, do ex-mandatário. E o que se constata é que a Aprovação de Bolsonaro praticamente não se mexeu desde o início da propaganda eleitoral, apenas oscilando um ponto para baixo (no momento, 38%), o mesmo ocorrendo com sua Desaprovação que se manteve em 56%.Com Lula ocorreu o mesmo, mas em
patamares diferentes. Sua Aprovação permaneceu em 57%, e a Desaprovação
recuou dois pontos (hoje é de 37%)”.
Pesquisa na integra nos sites do Ipespe e da Abrapel.
Redação com Ipespe – Abrapel – Foto: Arquivo/Divulgação
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