Notícias

Teresa chega no Senado disposta a mexer na reforma do ensino médio

Primeira senadora eleita por Pernambuco, a professora Teresa Leitão, que fez sua carreira política defendendo a Educação, estreou na comissão de Educação do Senado esta terça-feira dizendo a que veio: conseguiu propor e aprovar a criação de uma subcomissão para debater a avaliar a reforma do Ensino Médio, implementada na gestão do presidente Michel Temer pelo então ministro Mendonça Filho mas que havia sido debatida durante vários anos.

– “Muita coisa precisa ser mudada” – afirmou ao blogdellas, ressaltando que a atual reforma em implantação se baseia no “pragmatismo e empreendedorismo”. Disse que as disciplinas como “física, química, filosofia, sociologia, geografia e história foram relegadas a segundo plano”. Como, segundo ela, “na escola particular isso não acontece e o Enem mede o conhecimento de forma ampla, a escola pública está criando o ensino tecnicista para os pobres, enquanto os ricos recebem o ensino por completo nas escolas particulares, os pobres vão ter ainda mais dificuldades no Enem “.

– Lula é a favor da inclusão e das mudanças no ensino médio e vai reconstituir o Forum Nacional de Educação que ficou com representatividade muito grande do Governo em detrimento da sociedade civil – diz a senadora para quem a proposta feita pelos grupos que discutiram a situação da educação na transição, detectaram muitas distorções na reforma que estariam criando dificuldades para sua implementação nos estados.

Acostumada a abraçar uma boa briga, Teresa diz, porém, que vai trabalhar “com diálogo e cooperação” mas deve enfrentar dificuldades dentro de casa. O atual ministro da educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana, defende o ensino médio como está e apresenta o próprio Ceará – sobretudo a cidade de Sobral – como exemplo e que adota nas escolas públicas o modelo que a senadora qualifica como “tecnicista”. Não à-toa tão logo foi encerrada a reunião da Comissão de Educação em que foi aprovada a proposta de Teresa, ela recebeu um telefonema do alto escalão do MEC propondo uma reunião sobre o assunto. Marcou de imediato.

Na reunião de estréia, a senadora petista, que também está participando ativamente do movimento de mulheres do Senado, conseguiu aprovar outro requerimento de criação de audiências públicas da Comissão de Educação sobre valorização profissional dos trabalhadores da educação. Eufórica após o encontro, ela celebrou o fato de ter relatado na reunião projeto do senador Paulo Paim aprovado pela Comissão, que reconhece como Heróis da Pátria os lanceiros negros que lutaram na Revolução Farroupilha, também chamada de Guerra dos Farrapos contra o Governo Imperial do Brasil, na então província de São Pedro, no Rio Grande do Sul.

Redação blogdellas – Fotos: Acervo

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *