Notícias

“Tente se rodear de pessoas mais inteligentes que você”, diz vencedor do Nobel de Medicina

“Tente se rodear de pessoas mais inteligentes e talentosas que você”, afirmou vencedor do Prêmio Nobel de Medicina William Kaelin, ganhador do Nobel de Medicina em 2019. Ele falou sobre sua trajetória acadêmica e sobre a pesquisa que lhe rendeu o prêmio em evento promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação

William Kaelin falou sobre sua vida e sobre sua pesquisa, durante palestra realizada em São Paulo. Inspirar novos cientistas: esse é o principal objetivo do Nobel Prize Inspiration Initiative (NPII), programa que promove visitas de pesquisadores premiados pelo Nobel a universidades e centros de pesquisas. Foi o NPII, em parceria com a AstraZeneca, que trouxe o vencedor do Prêmio Nobel de Medicina de 2019, William G. Kaelin Jr, nesta última terça-feira, 29 de agosto, no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista. O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP.Kaelin, que é professor da Universidade de Harvard, foi premiado junto com Peter J. Ratcliffe e Gregg L. Semenza pela pesquisa que procura entender como, mecanicamente, as mutações que afetam os genes supressores de tumor causam câncer. Também levou a novos conhecimentos sobre como as células percebem e respondem à alteração no teor de oxigênio e, portanto, têm implicações para outras doenças além do câncer, como anemia, infarto do miocárdio e derrame.

Em sua apresentação, denominada “ Como as células de mamíferos sentem e respondem ao oxigênio (e minha improvável jornada a Estocolmo)“ , o palestrante relatou sua trajetória acadêmica desde os primeiros anos escolares até a universidade, descreveu os resultados de seus estudos e orientou estudantes que almejam seguir a área da pesquisa.

“Tente se rodear de pessoas mais inteligentes e talentosas que você” e “encontre grandes mentores e modelos” foram alguns dos conselhos dados pelo cientista ao público. Ele destacou a importância de um ambiente que auxilie o pesquisador a evoluir em seus estudos. Ao final da palestra, Kaelin respondeu a perguntas dos espectadores.

Redação com assessoria da USP / Jornal da USP / Fotos/ Divulgação / Jornal da USP

E-mail redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *