Tenente é a 1ª mulher a se formar piloto de helicóptero do Comando de Aviação do Exército
Emily de Souza Braz, de 24 anos, fez história nesta sexta-feira (11) ao se tornar a primeira mulher a se formar no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), localizado em Taubaté, no interior de São Paulo. Com a conquista, a jovem gaúcha natural de Santana do Livramento tornou-se também a primeira piloto de helicóptero do Comando de Aviação do Exército (CavEx).
Emily integrou uma turma com mais 13 militares — todos homens — e enfrentou as mesmas exigências técnicas e rigorosas do curso. A formação demanda precisão e preparo físico e emocional intensos.
“Durante a rotina do curso, a gente não consegue pensar na proporção que é esse momento, mas é uma grande honra e também uma responsabilidade enorme representar tantas mulheres que sonham em ocupar espaços tradicionalmente masculinos. Isso me motiva ainda mais. Então é uma felicidade muito grande estar abrindo caminho para que outras mulheres possam vir realizar esse sonho também”, declarou a 1º Tenente do Exército Brasileiro.
Apesar de a formatura marcar um feito inédito na história do Exército, Emily já acumulava outras conquistas na carreira militar. Em 2018, foi condecorada com o título de “claviculário” — concedido ao mais jovem da turma — na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), primeira a admitir e formar mulheres.
A presença feminina no Exército Brasileiro, aliás, tem aumentado.Em 20 anos, o número de mulheres na corporação aumentou de 4.158, em 2014, para 13.328, em 2024. No Cavex, elas representam 4,3% do efetivo total – 150 de 3.462.
Redação com Portal G1 Foto: reprodução TV Vanguarda
e-mail: redacao@blogdellas.com.br

