Tenente coronel Denise Manso é primeira mulher a assumir Cavalaria da PMPe
A mitologia grega refere-se como “Amazonas” a uma nação composta exclusivamente por mulheres guerreiras que andavam a cavalo. As histórias de batalhas, coragem e bravura dessas mulheres estão presentes nas obras de diversos autores clássicos. Até hoje não se localizou este lugar, se é que ele existiu, mas relatos históricos reais apontam que Cítia, região da Eurasia, foi povoada por tribos nômades iranianas que utilizavam cavalos, arcos e flechas para garantir a sobrevivência, sobretudo nas guerras. Imagina-se que os gregos podem se referir às mulheres citas em sua mitologia. Verdade é que, por influência dos gregos, hoje é chamada de “amazona” (feminino de cavaleiro) a mulher que pratica hipismo ou participa da cavalaria de regimentos militares.
Esta semana – o dia ainda não foi confirmado – a tenente coronel Denise Manso, 44 anos, casada, dois filhos vivos ( o terceiro faleceu), uma “amazona” pernambucana, assume o comando do Regimento de Cavalaria Dias Cardoso, da Polícia Militar, sendo a primeira mulher a chegar ao posto, onde comandará 212 policiais sendo 181 cavaleiros e 31 amazonas. Denise também foi a primeira mulher a ingressar no regimento, em 2001, quando ainda não sabia como controlar os cavalos. Oito meses depois tinha concluído o curso, ganhou o respeito dos companheiros de regimento e estimulou outras mulheres a seguir seu caminho.
– Comecei o curso de formação de oficiais em 1998. Quando cheguei ao regimento, em 2001, senti a tropa ainda machista. Companheiros diziam que eu não ia aguentar a rusticidade, bastante peculiar de uma tropa hipomóvel (movida a cavalo). Fiz o curso de equitação que durou 8 meses e aí passaram a me respeitar. Montar não exige força, como companheiros me falavam, mas destreza, rusticidade e sensibilidade peculiar para se conectar com o animal”.
Acostumada a participar de ações de combate ao crime e de garantia de segurança, como acontece no carnaval de Pernambuco, sobretudo no Galo da Madrugada (tem muitas fotos em ação) ela não teme as dificuldades que possa enfrentar: “ sou grata a Deus por tudo que conquistei na vida profissional pois sempre estive e estou ao lado de valorosos e honrados cavaleiros e amazonas da PMPe”. Filha de militar e com esposo também militar, Denise, que acaba de ser promovida a tenente coronel ( dia 06 deste mês) foi logo depois designada para comandar o regimento de Cavalaria. Os dois filhos Eduardo, de 9 anos, e João Pedro, de 7 anos são criados pelo casal com a ajuda da mãe de Denise e do padastro, em São Lourenço da Mata, onde ela reside desde que nasceu.
Além da destreza no comando do cavalo, Denise cita que a “amazona” utiliza armaduras, lanças e espadas além de capacetes de prevenção. Não é fácil o deslocamento e, sobretudo, o enfrentamento de multidões – no carnaval, os cavalos se espantam e é difícil seu controle. Ela já sofreu várias quedas, quebrou dedos, torceu o tornozelo mas diz que nada de mais grave aconteceu. “O pior é em ação quando somos vítimas de pedradas e até de garrafas de vidro mas tudo isso faz parte”- conclui.
Redação blogdellas – Fotos: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br
2 Comentários
Luis
Parabéns Comandante Denise conheço sua história e sua Luta és merecedora dessa Honra, ao inesquecível Amigo Manso in Memória …????????
Lucina Marma
Um orgulho imenso sinto da brava e doce mulher que agora comanda a cavalaria de Pernambuco . Só alegria e inspiração pela jornada de coronel Denise Manso . Sou fã !!