Startup pernambucana lança, em parceria com o Cesar, aplicativo de gestão de terapias para autistas
Mãe de um jovem autista, a empresária pernambucana Erica Pereira decidiu colocar à disposição das pessoas envolvidas com o TEA (Transtorno do Espectro Autista) um aplicativo de gestão e acompanhamento de terapias. Este mesmo sistema foi utilizado com grande êxito em seu filho Rafael, que tem 17 anos e está concluindo o ensino médio. Para a criação de uma startup exclusivamente dedicada a este fim, Erica reuniu um grupo de renomados terapeutas americanos e firmou parceria com o CESAR, um dos maiores centros de excelência tecnológica do Brasil. A startup conta com o engenheiro de software, Leandro Araújo, como Diretor de Tecnologia e com o neurologista, Dr. Carlos Gadia, como Diretor Médico.
No dia 25 de março de 2022, após dois anos de planejamento, o aplicativo foi lançado oficialmente no evento Rio TEAma, no Rio de Janeiro. Dedicado à gestão terapêutica para pessoas dentro do Espectro, o TiTa Therapy é um aplicativo que facilita e otimiza a organização da rotina de familiares e profissionais envolvidos no planejamento e realização de terapias de uma equipe transdisciplinar.
Erica diz que, como toda mãe que tem filho com autismo, sofreu muito até encontrar uma forma de tratamento que lhe permitisse contemporizar suas atividades profissionais como empresária ao tratamento do filho: “normalmente os familiares ficam perdidos sem saber se o filho está evoluindo, se as terapias utilizadas estão sendo aplicadas com práticas baseadas em evidências científicas e sem qualquer feedback estruturado. A falta dessas informações prejudica a evolução do tratamento”.
Ela conta que o despertar para uma forma de gestão de terapias mais condizente com as necessidades do filho veio através do neurologista Dr. Carlos Gadia – brasileiro radicado nos Estados Unidos há mais de 30 anos. Ela passou a ter a segurança necessária para “acreditar e investir na equipe e em uma solução que deu a Rafael as condições que ele tem hoje.”
Contando com uma equipe de terapeutas locais, sob a coordenação da psicopedagoga Ana Paula Calado, e com as orientações do Dr. Carlos Gadia, incorporou a dinâmica transdisciplinar em sua equipe. Ao perceberem a evolução incrível que Rafael foi ganhando, resolveram disponibilizar a plataforma, com base na gestão transdisciplinar, para o público. TiTa Therapy foi o nome escolhido em função ao apelido carinhoso que Rafael recebeu dos familiares logo que nasceu: Tita.
De acordo com o Dr. Carlos Gadia, a família deve ser parte ativa do tratamento e isso acontece através de uma gestão de terapias estruturada e uma comunicação transdisciplinar. Além disso, o acompanhamento e uma interação constante entre os familiares, profissionais e as clínicas, resultam em um acompanhamento do resultado das terapias e decisão conjunta sobre as intervenções a serem adotadas.
Embora recém-lançado e com a perspectiva de ser estendido a todo o país e chegar ao exterior, o TiTa Therapy já vem sendo implantado em clínicas de diferentes Estados brasileiros e até mesmo em Angola. O aplicativo também já está sendo utilizado por equipes de profissionais independentes que cuidam de pessoas autistas e com dificuldades do neurodesenvolvimento.
A startup também tem planos futuros de trabalhos sociais, sendo um deles o atendimento a crianças e jovens carentes que dependam exclusivamente do SUS – onde as dificuldades são enormes.
O aplicativo, que atende à todas as metodologias existentes, pode ser utilizado por clínicas/centro de terapias, profissionais independentes ou famílias que prefiram trabalhar com equipe própria. Ele também incentiva, através de seus materiais e features, o uso de práticas baseadas em evidências científicas.
Foto: Divulgação
3 Comentários
Ary Lima
Um belíssimo trabalho que esse pessoal bem desenvolvendo. Parabéns a todos os envolvidos.
Carlos Maciel
Tenho acompanhado este projeto e Sou testemunha da evolução obtida. Resultado que considero ESPETACULAR!
Parabéns aos envolvidos!
Carolina Gouveia
Que maravilha!!!