O evento “Democracia Inabalada”, no Congresso Nacional nesta segunda-feira (8), marcará um ano dos atos de vandalismo que afetaram os palácios do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Planalto, promovidos por extremistas contestando o resultado das eleições de 2022.

A cerimônia começará às 15 horas, no Salão Negro do Congresso Nacional. Estarão presentes, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso;a ex-presidente do STF Rosa Weber; o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes; e o procurador-geral da República, Paulo Gonet. Governadores, ministros, representantes de estatais e organizações da sociedade civil também participarão do evento.

O ato começará com a execução do Hino Nacional pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, seguido pelos discursos dos líderes dos três Poderes. Além de reforçar a importância da democracia brasileira, o evento celebrará a restituição de itens depredados durante a invasão, incluindo a tapeçaria de Burle Marx, parte do acervo do Senado Federal, cujo restauro custou R$ 236,2 mil. Também ocorrerá a entrega simbólica da Constituição Federal, levada do STF durante os atos antidemocráticos e posteriormente recuperada, destacando a resistência do patrimônio público diante da adversidade.

Redação Blog Dellas- Agência Câmara de Notícias – Foto: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar