Notícias

Sociólogo José Arlindo Soares, vítima do regime militar, será homenageado pela Universidade Federal do Ceará

Nesta terça-feira, 10 de dezembro, a Universidade Federal do Ceará (UFC) realizará uma cerimônia em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos,  às 17h, nos Jardins da Reitoria da UFC. O evento contará com a entrega de um Termo de Reconciliação Histórica, que será lido e entregue a ex-militantes do movimento estudantil da universidade, vítimas da repressão do regime militar. Entre os homenageados estão o sociólogo José Arlindo Soares (foto) e a esposa Nanci Lourenço Soares que estudaram na UFC e foram perseguidos pelo regime militar.

O Termo de Reconciliação, aprovado pelo Conselho Universitário em 1º de novembro de 2024, faz um reconhecimento oficial das vítimas da ditadura militar que sofreram perseguições, prisões, torturas, assassinatos e desaparecimentos, além de penalidades como processos, impedimentos de matrícula e suspensões. Segundo o texto, “somente da UFC, foram dezenas de estudantes punidos em inquéritos, processos e julgamentos, que muitas vezes ocorreram de forma sumária e à revelia”.

Segundo a instituição, por meio desse gesto, a UFC  “atualiza e restabelece a compreensão do seu passado recente, sem buscar apagá-lo, mas registrando na sua história institucional essa reconciliação histórica para que não se esqueça nem nunca mais aconteça um regime ditatorial em nosso País”.

Além da cerimônia de reconciliação, o evento contará com o lançamento do livro Tempos de Nunca Mais (Comissão da Verdade UFC/UECE) e a inauguração do espaço cultural Bergson Gurjão Farias, com a exposição Sementes de Lutas: aqui está presente o Movimento Estudantil!.

Além dos eventos, de 11 a 13 de dezembro, o Auditório Prof. Antônio Martins Filho, na Reitoria da UFC, será palco do seminário História e Atualidade do Movimento Estudantil, que abordará a trajetória e os desafios do movimento estudantil no contexto atual.

Redação Blogdellas Foto: arquivo/divulgação

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *