Sindicato dos Jornalistas e Federação Nacional repudiam tratamento dado a jornalistas pelo Galo
Com o título “exigimos respeito”, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulgaram na manhã desta sexta-feira nota de repúdio ao comunicado emitido pelo Galo da Madrugada, através da empresa Communik sobre a cobertura de imprensa no Camarote do Galo, considerado pelas duas entidades “desrespeitoso e fora do tom”. O comunicado publicado em primeira mão ontem pelo Blogdellas, coloca segundo a nota “os profissionais de imprensa numa vala comum quando diz que “a credencial de imprensa não permite o consumo de bebida alcoólicas e ilícitos e o não cumprimento da norma resulta na retirada do profissional do evento”.
Além disso citam um dos itens do comunicado que, se referindo aos profissionais, afirma “nada de bancar o espertinho e tentar se infiltrar nas áreas não permitidas. Tais afirmações são totalmente descabidas pelo tom irônico e, até certo ponto, insinuativo a profissionais que, no exercício de suas atividades, levaram, levam e levarão o Galo da Madrugada e, por consequência, o carnaval de Pernambuco para o mundo. Tarefa esta realizada com apreço e, acima de tudo, profissionalismo e que exige respeito”- conclui.
Este Blog, ao divulgar ontem o comunicado da empresa, que é parceira do Galo, informou aos nossos leitores que não estaremos presentes ao camarote por não aceitarmos este tipo de comportamento desrespeitoso e desproposital. Abaixo, divulgamos a nota na íntegra do Sindicato e da Federaçao e o print do comunicado feito pela empresa Communik para boa compreensão dos nossos leitores.
Nota de repúdio na íntegra:
EXIGIMOS RESPEITO!
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) manifestam indignação com o comunicado que circula nas redes sociais da empresa Communik, desde quinta-feira (16), sobre a cobertura do Camarote do Galo da Madrugada, marcada para este sábado (18).
O comunicado é desrespeitoso e fora de tom com os profissionais de mídia, colocando-os numa vala comum quando diz que “a credencial de imprensa não permite o consumo de bebida alcoólica e ilícitos e o não cumprimento da norma resulta na retirada do profissional do evento”. Além disso, acrescenta que “nada de bancar o espertinho (a) e tentar se infiltrar em áreas não permitidas, ok!”.
Tais afirmações são totalmente descabidas, pelo tom irônico e, até certo ponto, insinuativo a profissionais que, no exercício de suas atividades, levaram, levam e levarão a imagem do Galo da Madrugada e, por consequência, do Carnaval de Pernambuco para o mundo. Tarefa esta realizada com apreço e, acima de tudo, profissionalismo e que exige respeito.
Recife, 17 de fevereiro de 2023
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope)
Diretoria
Íntegra do comunicado enviado aos jornalistas que gerou protesto:
Redação blogdellas – Foto: Divulgação/Sinjope
E-mail: redacao@blogdellas.com.br