Simone, Marília e Raquel.
Mulheres são destaques da semana

Quem ainda tinha dúvida sobre a possibilidade das mulheres assumirem o protagonismo nas eleições deste ano, começa a ser confrontado com os fatos. Ontem, a senadora Simone Tebet foi apresentada como pré-candidata a presidente, representando a esperada Terceira Via com apoio do MDB, PSDB e Cidadania, e a mais nova pesquisa de intenções de votos no estado, feita pelo instituto Exame/Idéia,confirma a permanência das pré-candidatas a governadora, Marília Arraes (Solidariedade) e Raquel Lyra (PSDB) no primeiro e segundo lugares entre os postulantes ao cargo. Marília tem 24% das intenções de voto e Raquel 18%. Miguel Coelho(União Brasil) e Anderson Ferreira (PL) têm 12%, Danilo Cabral (PSB) tem 8%, João Arnaldo (PSOL) 2% e Jones Manuel (PCB) 1%.

Se Simone ainda precisa fazer grande esforço para ser conhecida e ganhar mais força na eleição nacional que, por enquanto, caminha para ser definida entre dois homens – o ex-presidente Lula e o atual Jair Bolsonaro –  Marília e Raquel  estão mais firmes na disputa. Segundo a vice-presidente do Instituto Idéia, Cila Schulman, além de distantes dos demais postulantes, elas têm posição consolidada nas mais diversas faixas do eleitorado. Raquel com a preferência dos mais jovens e escolarizados e Marília dos mais pobres e dos eleitores do Recife.

A senadora Simone Tebet(MDB), 52 anos, tem um currículo de fazer inveja a muitos postulantes do sexo masculino. Precoce, ingressou na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro aos 16 anos e se formou aos 21 anos. Em 1998 tornou-se mestre em Direito pela PUC de São Paulo. Professora universitária, se elegeu deputada estadual aos 31 anos em seu estado de origem, o Mato Grosso do Sul. Dois anos  depois, em 2004, elegeu-se prefeita da sua cidade, Três Lagoas(MS) sendo reeleita quatro anos depois com 76% dos votos. Em 2011 foi eleita vice-governadora e em 2014 senadora. Primeira mulher a ocupar a presidência da Comissão de Justiça do Senado e  se candidatar a presidente daquela casa, Simone foi ainda destaque da CPI da Pandemia em 2021.

Marilia com Lula e Raquel com Simone

A definição da Terceira Via por Simone Tebet beneficia a candidata Raquel Lyra. A ex-prefeita não conseguiu que o MDB a apoiasse, como pretendia, mas, ontem, na Sabatina UOL, afirmou que seu palanque está aberto para receber Tebet e que espera um entendimento com o MDB pernambucano no futuro – não explicou em que tempo. Já Marília, que apoia Lula,  conta com um presidenciável de peso mas terá que dividí-lo com o PSB de Danilo Cabral e seu próprio ex-partido, o PT. A Raquel interessa uma  campanha estadualizada em cima dos 16 anos da gestão do PSB, já Marília se beneficia de toda forma. Na campanha nacionalizada tem a vantagem de apoiar Lula e na estadualizada por fazer oposição ao PSB.

São Lourenço polarizado.  

No município de São Lourenço da Mata a campanha eleitoral vai ser, mais uma vez, marcada pela polarização. O atual prefeito Vinicius Labanca(PSB), bem avaliado, apoia o candidato do seu partido, Danilo Cabral, e o ex-prefeito Bruno Pereira declarou apoio ao candidato Miguel Coelho (União Brasil). Bruno foi derrotado por Vinicius na eleição de 2020.

Moro promete resistência

O ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil) será candidato ao senado pelo Paraná depois que viu frustrados seus planos de disputar o mesmo cargo pelo estado de São Paulo. A Justiça Eleitoral impugnou sua candidatura alegando que ele não provou residência fixa na capital paulista. Ontem,em Minas, Moro prometeu “resistência democrática” caso seja eleito este ano. Quer continuar levantando a bandeira do combate à corrupção desta vez no legislativo.

Miguel e Alessandra

Como este blog já havia adiantado, a deputada estadual Alessandra Vieira (União Brasil) deve ser mesmo a vice do candidato a governador Miguel Coelho que reiterou esta semana sua decisão de ter uma mulher como companheira de chapa. O candidato ao senado é uma incógnita. Se Alessandra traz para Miguel apoios no agreste, região de Raquel, o nome ideal para o senado precisaria vir da Região Metropolitana.

Zé Paulo na Academia

O jurista pernambucano José Paulo Cavalcanti Filho toma posse essa sexta-feira na cadeira 39 da Academia Brasileira de Letras, que pertenceu ao ex-senador Marco Maciel, falecido no ano passado. Oliveira Lima, outro pernambucano, já ocupou a mesma cadeira. José Paulo, que ficou famoso ao escrever sobre a obra do escritor português Fernando Pessoa, vai ser saudado por outro pernambucano, o ex-presidente da ABL, Marcos Vinícius Vilaça. A Zé Paulinho os parabéns dos que fazem este blog.

Fotos: Divulgação

E-mail:terezinhanunescosta@gmail.com

 

Compartilhar