Notícias

Senadora Mara Gabrilli é reeleita para  Comitê das Pessoas com Deficiência da ONU

A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) foi reeleita, nesta terça-feira (11) , para integrar o Comitê da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CRPD). A disputa aconteceu em  Nova Iorque (EUA) e renova metade (9 das 18 vagas) dos peritos independentes do comitê que cumprirão mandato de quatro anos (2025-2028). A senadora   que é  tetraplégica,  já esteve várias vezes no Recife onde se destacou pelo trabalho em apoio às crianças com microcefalia.

Mara Gabrilli concorreu com outros 12 candidatos e foi eleita com o voto de 140 entre os 186 países que votaram. Ficou em 5° lugar entre as 9 vagas. A senadora foi indicada à reeleição pelo governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores. A votação ocorreu durante a 17ª Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (COSP), na sede da ONU, em Nova Iorque.

— Tenho muito orgulho do trabalho que realizamos no primeiro mandato no comitê. Agora temos outros desafios à frente e estou certa de que faremos um trabalho com muito afinco e amor. A causa da pessoa com deficiência é missão de trabalho e de vida — declarou a senadora, por meio de sua assessoria.

Em seu primeiro mandato, Mara Gabrilli foi perita do comitê em um momento delicado, em que o colegiado teve que lidar com a pandemia de covid-19. Na ocasião, os trabalhos do comitê ocorreram de forma remota.

O CRPD monitora a implementação da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Composto por 18 especialistas de diferentes países, o comitê analisa relatórios periódicos dos países que aderiram à convenção e ao protocolo facultativo. Os peritos avaliam esses documentos e fornecem recomendações sobre inclusão, acessibilidade, educação, saúde, trabalho e outros direitos das pessoas com deficiência.

Redação Blogdellas com veículos( Agencia Senado) Foto: reprodução

e-mail : redacao@blogdellas.com.br

 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *