Seminário de Saúde de Olinda debate Assistência à Saúde da Mulher em Situação de Violência Sexual
A Prefeitura de Olinda promoveu o II Seminário de Atualização sobre Assistência à Saúde da Mulher em Situação de Violência Sexual, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, na sexta-feira (21). O evento ocorreu no auditório do Palácio dos Governadores, localizado na Rua de São Bento, 123, no Varadouro, e teve o objetivo aprimorar o atendimento e a assistência prestada às mulheres vítimas de violência sexual.
A secretária de Saúde de Olinda, Ana Callou, destacou a importância do seminário para o enfrentamento da violência sexual e os desafios associados à saúde mental e aos riscos de infecção por HIV.
“Este seminário é fundamental para discutir com profissionais e autoridades as questões relacionadas à vulnerabilidade das mulheres, além de abordar problemas mentais e os riscos de infecção. Ele se integra às ações do Plano de Carnaval 2025, reafirmando o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde com políticas públicas eficazes para promover a saúde das mulheres e meninas em Olinda, especialmente em situações de violência sexual”, afirmou Callou.
O evento contou com palestras de grandes especialistas, como a Dra. Sandra Santos, perita criminal e geneticista, e o Dr. Olímpio Morais, diretor médico do CISAM-PE e vice-presidente da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) – Região Nordeste. As apresentações abordaram aspectos cruciais para a melhoria da assistência às vítimas de violência sexual, com ênfase nas ações de saúde preventiva e resolutiva.
Este seminário integra as ações do Plano Carnaval 2025 da Secretaria de Saúde de Olinda e é uma resposta às crescentes demandas por uma abordagem mais eficaz e sensível no cuidado à saúde das mulheres e meninas em situações de violência.

