Sem contar com PP e Avante, PSB
começa a beneficiar aliados fiéis
Mesmo sem candidato a vice-governador – é provável que o espaço seja ocupado mesmo pela atual vice Luciana Santos (PCdoB) – o PSB desistiu de esperar pelo PP e Avante, partidos que têm compromissos com a chapa da pré-candidata a governadora Marília Arraes, e começou a costurar espaço para seus aliados fiéis na Frente Popular. O primeiro atendido é o Republicanos com a indicação do ex-deputado federal Silvio Costa para primeiro suplente da pré-candidata ao senado, Teresa Leitão (PT).
A notícia, dada ontem pelo blog de Elielson, foi confirmada a este blog pela própria Teresa que foi ouvida pelo governador assim como o pré-candidato a governador Danilo Cabral e representantes dos demais partidos que compõem a frente. O PT aprovou com entusiasmo a escolha uma vez, excluindo os petistas, Sílvio é a expressão do lulismo em Pernambuco, emprestando seu vozeirão para defender Lula e Dilma, tendo sido uma voz forte no Congresso – era deputado federal – quando Dilma foi impeachada. E chegou a participar de discussões acaloradas até em restaurantes do Recife contra o então candidato Jair Bolsonaro.
Sua escolha premia também o seu filho, o deputado federal Sílvio Costa Filho, que chegou a ser citado para vice mas preferiu se dedicar à reeleição. Outro membro do grupo Costa, que domina o Republicanos no estado, o deputado estadual João Paulo Costa, filho de Silvio, chegou a migrar este ano para o PCdoB, sob as bençãos do Palácio, para ter sua reeleição garantida, já que os demais componentes da chapa estadual formada pelo Republicanos o vetaram, com receio de perderem a chance de vitória.
Senador de Lula
Com dois mandatos de deputado federal – foi substituído por Silvinho – Silvio Costa tem bastante experiência no Congresso. Em 2018, já fora do parlamento, candidatou-se a senador de Pernambuco de forma independente pelo Avante, intitulando-se como “senador de Lula” mas não obteve êxito. Ficou em quinto lugar com 680 mil votos.
Chapa cada vez mais esquerda
Se a vice-governadora Luciana Santos for mesmo a vice de Danilo, a chapa da Frente Popular, que o governador Paulo Câmara tentou tornar de centro-esquerda, colocando o deputado federal André de Paula(PSD) como postulante ao senado, penderá ainda mais para a esquerda (Sílvio, embora não seja de esquerda, é lulista o que é interpretado como tal). O desenho de um grupo mais esquerdista foi defendido por Lula e pelo PT de Pernambuco, inclusive como argumento para tirar André do páreo.
Chuvas atrapalham encontro de Lula com Danilo e Teresa
Ontem, o ex-presidente Lula teve um encontro rápido em São Paulo com os pré-candidatos Danilo Cabral e Teresa Leitão. O suficiente, porém, para serem feitas as disputadas fotografias. Como o governador Paulo Câmara não pode ir por conta das chuvas foi acertado um encontro mais longo proximamente. Teresa e Danilo, porém, conversaram com as direções nacionais do PSB e PT que se encontravam em São Paulo tratando dos entendimentos nos estados.
Bolsonaro vai direto aos prefeitos. Paulo também
Embora tenha recomendado a ministros e pessoal técnico dos ministérios que atendessem com rapidez o Governo de Pernambuco no episódio das enchentes – segundo soubemos isso já está sendo feito sem problemas – o presidente Jair Bolsonaro orientou reuniões diretas com os prefeitos dos municípios atingidos, independente do estado. A primeira delas foi realizada ontem na Prefeitura de Jaboatão, cidade governada pelo PL através do prefeito Mano Medeiros. O diretor social do Ministério da Cidadania fez uma explanação e dirimiu as dúvidas dos representantes municipais. A Prefeitura do Recife foi representada pela secretária Ana Suassuna. Os demais municípios presentes foram Olinda, Moreno e Paudalho. O governador Paulo Câmara também orientou seus secretários a atender direto aos municípios.
Foto: Divulgação
E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com