Seis governadores deixam cargos para disputar eleições de outubro

 

A movimentação com vista as eleições de 2022 foi intensa nessa última semana de março e começo deste abril: Governadores de seis estados brasileiros renunciaram aos cargos na última semana. De acordo com a lei eleitoral, com exceção dos que vão disputar a reeleição, quem pretende entrar na disputa por uma vaga no Legislativo este ano precisa se desincompatibilizar do cargo público até seis meses antes do primeiro turno da eleição, que será em 2 de outubro. Dos seis nomes que deixaram os cargos, quatro são do Nordeste e vão disputar uma vaga no Senado: Em Alagoas, Renan Filho (MDB), no Maranhão, Flávio Dino (PSB), no Piauí, Wellington Dias (PT) e no Ceará, Camilo Santana (PT). Além deles, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), pré-candidato a presidência da República e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), ainda sem definição sobre qual cargo disputará, deixaram o posto mais alto do Executivo em seus estados. Os vices assumem os cargos até o fim dos mandatos.

 

Veríssimo reeditado

Toda a obra do escritor Luís Fernando Veríssimo será reeditada pela Companhia das letras, com lançamentos já a partir de novembro. Inicialmente chegará ao mercado dois volumes e um livro com crônicas sobre futebol. Serão aproximadamente 35 livros resgatados e que ganharão novo padrão gráfico. O trabalho contemplará textos antigos e seleções inéditas.

 

Boas opções no Amazon Prime Vìdeo 

 

“Apresentando os Ricardos”, o filme sobre a vida dos apresentadores humoristas Lucille Ball e Desi Arnaz rendeu indicações ao Oscar para Nicole Kidman , Javier Braden e J.K Simmons. Trata da história do casal que criou o programa I Love Lucy, chegando a alcançar na TV americana 60 milhões de pessoa nos anos 50 . E que foi envolvido em denúncias de que pertenciam ao Partido Comunista nos EUA , em tempos do macarthismo . O suficiente na época para acabar qualquer sucesso. Não só o filme, mas também o documentário recém-lançado , “Lucy e Desi”, da humorista Amy Poehler , aplaudido e ganhador de prêmios em festivais mundo afora, já podem ser visto no Amazon Prime Vídeo.

 

Acessibilidade em serviços de streaming para pessoas com deficiência

Um projeto de lei importante prevê que serviços de streaming e plataformas de compartilhamento de vídeos, pela internet, ofereçam recursos de acessibilidade — como janela de Libras (Língua Brasileira de Sinais), closed caption (legenda oculta) e audiodescrição. A iniciativa é de autoria da senadora Mara Gabrilli que tem lutado nesse campo (PSDB-SP).A ideia é aplicar aos serviços de streaming e a essas plataformas as mesmas regras de acessibilidade que o Estatuto da Pessoa com Deficiênca determina para a televisão. “Atualmente, no Brasil, o tempo de consumo de vídeo pela internet já representa mais de 75% daquele dedicado à TV, de acordo com estudos publicados. Dessa forma, a fim de garantir a efetividade da disciplina legal relativa à acessibilidade, mostra-se necessário aplicar às plataformas de conteúdos audiovisuais por demanda e às plataformas de distribuição de vídeo pela internet as mesmas regras impostas às emissoras de televisão”, argumenta a senadora.

 

O Brasil começa a reagir. Esteja preparado para o mercado de trabalho

Segundo balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), apresentado no último dia 29 pelo Ministério do Trabalho e Previdência, o Brasil obteve 2,013 milhões de contratações e 1,685 milhão de demissões, restando um saldo positivo de 328.507 empregos formais criados em fevereiro de 2022. Além da área tecnológica, recursos humanos, marketing, comunicação e saúde são as áreas que devem ter destaque em 2022. Mas, segundo especialistas, é preciso estar preparado para garantir um espaço no mercado.

 

Agricultura Familiar pode receber ajuda

O governo federal editou medida provisória para liberar R$ 1,2 bilhão para o programa Agropecuária Sustentável. O crédito vai compensar perdas de agricultores familiares atingidos pela seca nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os recursos vão atender produtores de municípios que decretaram emergência ou estado de calamidade nos quatro estados. O dinheiro será aplicado no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).A medida será agora analisada pelo Congresso.

 

Mulheres brasileiras na liderança dão mais valor à inclusão

Líderes brasileiras se importam mais com a inclusão do que seus pares masculinos. A maioria, 64%, considera que grupos mais diversos são essenciais para os negócios, levando em conta que diferentes vozes ampliam o leque de opiniões e ideias . Apenas 54% dos líderes homens avaliam essa questão como prioritária. Os dados são do levantamento internacional Quality Conversations, feito pela empresa YouGov a pedido da plataforma de análise de dados Tableau. A diferença entre homens e mulheres se mantém ainda em relação a suas opiniões sobre a importância de permitir que, em uma reunião, todos possam se expressar e colocar suas ideias. O tema tem relevância para 98% das entrevistadas e para 90% dos homens.

 

A inclusão não é o único assunto que tem mais apreço das líderes brasileiras do que dos homens. Para 64% das brasileiras, o conhecimento de análise é uma das qualidades mais importantes nos negócios; 57% dos homens concordam. Os dados são relevantes porque ajudam os profissionais a serem ouvidos e levados a sério, dizem 93% das entrevistadas – 81% dos homens estão de acordo. Os dados também são aliados para reduzir as incertezas nos negócios e tomar decisões mais acertadas, segundo 92% das mulheres e 87% dos homens.

Talento da terrinha

A pernambucana Bruna Nascimento escolheu o Cabo de Santo Agostinho como cenário das fotos que ilustrará seu EP “Desamarração” (YB Music) que será lançado nesta próxima sexta, 8. Sua história é marcada pela determinação. Até os 11 anos ela viveu com a família que dividia um quarto numa fábrica de jeans no bairro do Brás, em São Paulo. Mas com muito trabalho e disciplina se formou em Engenharia de Produção na USP e assim que pode voltou para o Recife. Bruna é cantora e compositora e esse é o seu primeiro trabalho musical.

Fotos/Agência Brasil

E-mail: redacao@blogdellas.com.br  

Compartilhar