Notícias,  Política

Secretário de Trump admite “grande possibilidade” de sanção contra Alexandre de Moraes

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes durante sessão

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou nesta quarta-feira (21) que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, pode sofrer sanções nos EUA. A declaração foi dada durante audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes, após questionamento do deputado Cory Mills (Flórida). “Isso está sendo analisado neste momento, e há uma grande possibilidade de que aconteça”, respondeu Rubio.

Durante a sessão,  o deputado republicano Cory Mills — considerado fiel a Donald Trump — afirmou que o Brasil enfrenta um “alarmante retrocesso nos direitos humanos” e disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estaria prestes a se tornar um preso político.Mills perguntou  se Alexandre de Moraes será sancionado sob a Lei Global Magnitsky, que pune estrangeiros envolvidos em violações graves dos direitos humanos ou em atos de corrupção em nível mundial.

Marco Rubio não revelou outros detalhes sobre a análise da situação do ministro Alexandre de Moraes.

Até o momento o STF não se manifestou sobre a declaração.

O que é a Lei Magnitsky

Em vigor nos EUA desde 2012, a Lei Magnitsky permite sanções contra estrangeiros acusados de violações graves de direitos humanos ou corrupção. As punições incluem bloqueio de bens e proibição de entrada no país. A legislação homenageia o advogado russo Sergei Magnitsky, morto na prisão após denunciar corrupção no governo da Rússia.

Redação com Portal g1 Foto: Gustavo Moreno/STF

e-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *