Eleições 2022

Se não houver surpresas na campanha, Lula pode levar Marília e Danilo ao 2° turno

A pesquisa do Ipespe divulgada esta segunda-feira mostra Marília Arraes consolidada para ir ao segundo turno e a possibilidade de Danilo Cabral, que vem crescendo e tem um grande tempo de TV, enfrentá-la na segunda parte da eleição. Se isto acontecer a oposição estadual, que nunca teve tantas e tão boas opções, sobretudo com nomes muito fortes no Grande Recife e Interior para impor uma derrota ao PSB, sairá, mais uma vez, prejudicada diante da força do ex-presidente Lula.

É impressionante o fato de Marília liderar com folga em todos os segmentos do eleitorado. Ganha com grande folga na capital, no Grande Recife, no Interior e nos segmentos sociais por idade, renda e escolaridade. Mesmo no interior onde Miguel Coelho e Raquel Lyra têm, cada um, 14% das intenções de voto ela tem 35% da preferência do eleitor. No Recife, onde Anderson Ferreira é o mais forte depois dela e chega a 16%, ela soma 40%.

A situação e as chances de cada um

Marília – apesar de ter bem menos tempo de TV que Danilo e Miguel, a candidata do solidariedade contou com muitos trunfos a seu favor para chegar onde chegou. Afastando-se do PSB, não herdou o desgaste do partido e roubou parte do discurso de Raquel, Miguel e Anderson, todos oposição ferrenha aos socialistas. Conseguiu, de forma planejada, aparecer diante dos eleitores como candidata de Lula e conservar os votos e o entusiasmo da militância do PT que não gosta do PSB. Nada melhor neste momento para ela do que estar junto de Lula e do PT e longe dos socialistas. Ficou com as vantagens e deixou as desvantagens para Danilo. Tudo indica que será o alvo do PSB na TV e pode perder pontos mas dificilmente a ponto de perder o primeiro lugar.

Danilo – com uma estrutura enorme ao ponto de afirmar contar com o apoio de 120 prefeitos, o candidato da Frente Popular vem tendo seu crescimento impedido pelo desgaste do PSB na opinião pública e pela força interiorana de Raquel e Miguel que o impedem de avançar em duas regiões importantes. Como trunfos tem a alta exposição na mídia eletrônica onde vende seu currículo e usa a imagem de Lula pedindo votos para ele em todos os vídeos (Eduardo Campos ficou em segundo plano). Como o segundo lugar está embolado mas ele, mesmo aos poucos, vem crescendo, pode chegar em segundo lugar se conter a sangria que Marília vem fazendo na sua base. Mas se passar dos limites na TV os votos que tirar de Marília irão especialmente para Raquel que é mulher e o ano é feminino.

Anderson – o candidato Anderson Ferreira, do PL, que está em segundo no momento, conta com força na Região Metropolitana e com o apoio de parte dos conservadores e evangélicos que estão com o presidente Bolsonaro. Seus obstáculos são o pouco tempo de TV, a limitada votação de Bolsonaro no estado e a divisão do eleitorado conservador que também vota em Miguel e Raquel. Além disso, os evangélicos também estão divididos entre ele, Miguel sobretudo, e Raquel. Se Bolsonaro crescer nacionalmente ele pode subir e chegar lá.

Raquel – A perspectiva de o eleitorado estar inclinado a votar sobretudo em mulheres este ano, favorece a ex-prefeita de Caruaru. Com pouco tempo na TV, sua chance de chegar ao segundo turno depende do nível de embate entre Marília e Danilo daqui pra frente. Se de repente o PSB conseguir desconstruir parte do discurso de Marília dificilmente os eleitores que deixarem de votar nela na Região Metropolitana vão para Danilo. É provável que Raquel, sendo mulher, seja favorecida e o pleito acabe sendo decidido entre duas mulheres, no que muitos políticos vêm apostando.

Miguel – Com o segundo maior tempo de TV e 14% dos votos do interior, embora seja do Sertão, uma região bem menos populosa que o agreste de Raquel, Miguel briga pelo segundo turno e chega lá se conseguir ultrapassar a barreira do desconhecimento, crescer na Região Metropolitana sobretudo colocando na TV seu maior eleitor nessa área que é o ex-governador Mendonça Filho e usufruir da boa imagem que transmite na TV de uma pessoa preparada, jovem e com força na luta. Ele também tem uma base forte em todo o estado com o apoio de mais de 30 prefeitos e dezenas de ex-prefeitos.

Redação Blogdellas – Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogddellas.com.br

Compartilhar

Um comentário

  • José Edicarlos dos Santos

    Parabenizo pela excelente reportagem neste blog,onde mostra o caminho de cada candidato ao governo de Pernambuco,e suas possibilidades de chegar bem sucedido no pleito eleitoral no dia 02.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *