Saúde mental: Brasil é o 4º país com trabalhadores mais tristes e com raiva na América Latina,diz pesquisa
O Brasil ocupa o quarto lugar na América Latina em termos de profissionais tristes ou irritados diariamente, segundo um estudo da consultoria Gallup que entrevistou 128 mil pessoas em mais de 160 países. Com 25% de profissionais relatando tristeza, o país fica atrás apenas da Bolívia (32%), El Salvador (26%) e Jamaica (26%), empatando com Equador e Peru. No quesito raiva, o Brasil (18%) é superado pela Bolívia (25%), Jamaica (24%) e Peru (19%).
Além disso, os brasileiros estão entre os mais estressados da região, com 46% afirmando sentir estresse diariamente. Os autores do relatório destacam que, embora nem todos os problemas de saúde mental sejam relacionados ao trabalho, este fator influencia as avaliações de vida e emoções cotidianas. O ambiente profissional pode ser um elemento crucial na atual crise de saúde mental.
Os países que apresentam níveis ainda mais altos de estresse são: Bolívia (55%), República Dominicana (51%), Costa Rica (51%), Equador (50%), El Salvador (50%) e Peru (48%). Em contrapartida, Paraguai (34%) e Jamaica (35%) registram os menores índices de estresse na América Latina.
Impacto financeiro
Problemas de saúde mental dos profissionais não impactam apenas as suas vidas, mas também podem custar caro às empresas. Mais precisamente, uma perda de US$ 8,9 trilhões (R$ 48,7 trilhões) à economia global anualmente. “Esses sentimentos podem levar ao esgotamento, alto turnover, problemas de saúde física e aumento do absenteísmo.”
Redação com Forbes Brasil Foto: reprodução internet
e-mail: redacao@blogdellas.com.br