Saúde: Emagrecer é desafio para mulher na fase da menopausa
A menopausa é uma etapa natural na vida da mulher, mas traz consigo alguns desafios inesperados, como o aumento de peso. Esse fenômeno está diretamente ligado à queda nos níveis de estrogênio, o que pode impactar o metabolismo, a distribuição de gordura corporal e até a redução da massa muscular.
De acordo com Sormane Britto, ortopedista e especialista em metabolismo e fisiologia do esporte, a diminuição dos níveis de estrogênio interfere diretamente no metabolismo, dificultando o controle do peso durante a menopausa. “Além disso, essa queda hormonal também pode levar à redistribuição da gordura corporal, acumulando-se especialmente na região abdominal”, detalha.
È possível acrescentar ainda, o estresse e a falta de sono, muito comuns durante essa fase, e que também podem interferir nos hábitos alimentares e no apetite, contribuindo ainda mais para o ganho de peso.
No entanto, é possível enfrentar essas mudanças com medidas de autocuidado. “Uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos são essenciais para minimizar os impactos da menopausa no corpo da mulher”, explica o especialista.
Ele também ressalta a importância de acompanhar o corpo com atenção e buscar orientação médica sempre que necessário. “ Essa fase é um novo capítulo na vida da mulher e com as orientações adequadas e uma abordagem cuidadosa, é possível passar pela menopausa com saúde e qualidade de vida”, conclui.
Redação com assessoria Foto: divulgação/freepik
e-mail: redacao@blogdellas.com.br