Saúde

Saúde convoca população da Região Metropolitana para vacinação contra a dengue nesta quarta

Saúde convoca população da Região Metropolitana para vacinação contra a dengue nesta quarta


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e gestores municipais das cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) promovem ação conjunta, nesta quarta-feira (15/05), voltada para intensificação da vacinação contra a dengue. A iniciativa se apresenta como forma de chamamento da sociedade para proteger da doença crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos (257.342, a população estimada).

Desde o início da imunização nos 20 municípios que compõem a RMR, no mês de abril, apenas 11,23% das doses da vacina recebidas pelo Estado foram aplicadas e registradas pelos gestores no sistema de informação oficial. Entre os critérios elencados pelo Ministério da Saúde (MS), foram observados o cenário epidemiológico da dengue em cada território e os municípios com mais de 100 mil habitantes.

O Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) encaminhou para os respectivos municípios 72.017 doses da vacina contra a dengue. Todas devem ser aplicadas como primeira dose (D1), visto que a segunda (D2) vai ser ofertada após três meses da primeira. A meta é imunizar 90% da população-alvo.O PEI-PE segue monitorando estratégias de imunização dos municípios, realizando ações que visem ofertar o acesso do imunizante aos seus munícipes, além fornecer apoio técnico para realização de toda atividade voltada para a ampliação das coberturas vacinais.

Os primeiros municípios iniciaram a estratégia de imunização no último dia 9 de abril e, até o momento, 8.092 doses foram aplicadas e registradas pelas gestões locais no sistema de informação. Dessas, 6.531 foram aplicadas no mês de abril e outras 1.561 em maio.“É importante destacar que a vacina contra dengue protege crianças e adolescentes contra os quatro sorotipos, sendo o terceiro o de maior risco, tendo em vista que a circulação ocorreu em nosso estado há pelo menos 15 anos. Dessa forma, esses grupos estão mais suscetíveis. Além disso, reforçamos que a vacina é segura e reduz o risco de formas graves e óbitos pela doença”, destaca a superintendente de Imunizações da SES-PE, Jeane Tavares Torres.

Redação com assessoria  Foto: Divulgação
e-mai: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *