“Santa Evita” entre o real e a ficção
A série documental “Santa Evita” já está disponível a partir de hoje, terça, 26 no Star+. A obra é uma ficção , com sete episódios, baseada no best-seller do mesmo nome, do argentino Tomás Eloy Martinez. Trata da intrigante história sobre o corpo embalsamado do mito Eva Peron aos 33 anos, vítima de câncer , que permaneceu por três anos sem ser sepultado aguardando a construção de um monumento que nunca foi concluído.
Em 1955, um golpe militar na Argentina derrubou o então presidente Juan Domingo Perón e o corpo de Evita , então primeira-dama do país, aclamada pelo seu povo, ficou “guardado” por 16 anos, sem possível visitação ao túmulo por seu “adoradores”. Os militares assim agiram temendo que ele se tornasse símbolo político contra o regime e gerasse procissão peronista. Antes de sua morte, Eva havia se transformado numa poderosa força política como esposa do general Peron e assombrou o cenário político do país por mais de duas décadas.
Perón voltou ao país em 1973 e, reeleito presidente, devolveu o corpo de Evita para a Argentina. 70 anos se passaram e Evita continua despertando curiosidade no imaginário popular.E é essa história com liberdade de análise, baseada no best seller “Santa Evita” que o documentário, em forma de série, estreando exatamente na data de morte de Eva Perón , em 26 de Julho.
Redação –Blogdellas-Fotos: Divulgação