Dicas

“Sabor do Desejo” é a dica de filme para seu fim de semana

 

A gastronomia tem feito sucesso no cinema. E em muitas produções icônicas como “A Festa de Babette (1987); Comer, Rezar, Amar (2010); Pig ( 2021); Druk – Mais uma Rodada ( 2021) e tantos outros. E a produção dinamarquesa “ Sabor do Desejo “ chega com um roteiro que põe na mesa a gastronomia com obsessão.

O filme conta a história de Maggi (Katrine Greis-Rosenthal) e Carsten (Nikolaj Coster-Waldau, Jaime Lannister de Game of Thrones). Ele é chefe de cozinha, ela é a mente por trás de tudo. É dessa mistura de personalidades que o filme mostra a obsessão em conquistar a cobiçada estrela Michelin. Ao invés da tradicional leveza dos filmes sobre gastronomia, o mergulho ao mundo real afastado de fantasias.

A publicação nasceu, sabemos, como uma jogada de marketing de seu tempo: os irmãos Andre e Edouard Michelin que fundaram a companhia de pneus no final do século 19, quando existiam apenas 3 mil veículos na França. Para tentar aumentar a venda de pneus, começaram a pensar em formas de fazer as pessoas viajarem, circularem, carros no tráfego, gastando pneus. Foi aí que surgiu a ideia de criar um guia com bons restaurantes ao redor da Europa e, posteriormente, ao redor do mundo . Deu certo. O guia aconteceu, acabou evoluindo e se tornando um canal para os restaurantes se destacarem.

Em Sabor do Desejo é a ânsia de estar nesse guia referência mundialmente que move as personagens. É a competitividade, a busca por validação, por reconhecimento. A vida de Maggi e Carsten deixou de existir para além da cozinha e se tornou refém dessa aprovação externa.

No entanto, Sabor do Desejo vai além de um filme que fala sobre obsessão e essa busca em aparecer no Guia Michelin. Em última instância, o longa-metragem fala acertadamente sobre como a gastronomia e o simples ato de cozinhar pode ser uma forma de comunicação. O filme é narrativamente mais agressivo, mas logo volta ao que fez Chef ou Ratatouille e mostra esse relacionamento que surge ao redor da criação de um prato.

Maggi e Carsten vivem em seus universos, em suas bolhas de obsessão. No entanto, quando ela come da comida do marido ou, então, ele ouve suas sugestões , os dois vão explorando desejos, sentimentos e sentidos que, até aquele momento, estavam amortecidos em uma camada profunda, bem profunda, dessa ganância que cobre a rotina de uma cozinha de alto nível como é essa que aparece em Sabor do Desejo.

A sequência final de Sabor do Desejo traz todo o peso e importância da rotina de um restaurante premiado. Não é fácil, possui muitos obstáculos no caminho. Chega-se a exaustão. Mas, no final, tudo acaba valendo a pena. Lembrando que o filme é dirigido por Christoffer Boe, que assina o roteiro ao lado de Tobias Lindholm. Eles sabem o que fazem.

O filme está disponível: iTunes, Google Play, YouTube, NOW e Vivo Play.

Blogdellas com informações e imagens /divulgação.

Compartilhar

2 Comentários

  • Wimar Alves

    Parabéns pelo excelente conteúdo apresentado nesta
    página! É notável o seu empenho em fornecer informações
    de qualidade e relevância para os seus visitantes.
    Entretanto, sabemos que nem sempre é fácil alcançar
    novas pessoas e expandir o alcance do seu conteúdo. Por
    isso, incentivamos você a considerar investir em (
    TrafegoPago . App . Br ), pesquise no Google e
    Experimente um Teste Grátis com 100 Visitas. É uma
    estratégia eficaz para alcançar novos públicos e aumentar a
    visibilidade do seu trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *