Raquel sai com força no Grande Recife. Na Metropolitana Norte elegeu seis dos sete prefeitos
Apesar de ter popularidade maior no Interior do que na Região Metropolitana, a governadora Raquel Lyra conseguiu, com as vitórias de Mirella Almeida, em Olinda, e Ramos Santana, em Paulista, eleger seis dos sete prefeitos da Metropolitana Norte. Só não é governista o prefeito de Abreu e Lima, Flávio Gadelha. Tiveram apoio direto dela, além de Mirella e Ramos, os prefeitos eleitos de Igarassu, professora Elcione Ramos; Itapissuma, Junior de Irmã Teca; o prefeito de Itamaracá, Paulo Galvão; e de Araçoiaba, Jogli Uchoa.
Raquel comemorando com Mirella
No caso de Mirella é consenso na Assembleia Legislativa que a vitória é, além da candidata, da própria Raquel. Já no primeiro turno a sua presença no terceiro município mais importante do estado, conseguiu colocar Mirella no segundo turno, diante de um grande desgaste do atual prefeito, professor Lupércio contra o qual se ergueram todos os palanques. No segundo turno, ela praticamente assumiu a campanha de Mirella diante de um grupo fortíssimo formado em torno de Vinícius Castelo, juntando do PT ao PSB e PCdoB.
De um dia para outro o PSB tirou seis vereadores de Mirella. Além de ter ajudado na concepção do discurso de campanha da candidata no segundo turno, buscando ajuda dos profissionais que a ajudaram a ganhar a eleição de governadora, Raquel esteve lá todas as vezes em que foi necessário. Neste sábado convidou diversos prefeitos eleitos para, ao seu lado, participarem de uma grande caminhada da candidata suja repercussão ecoou por todo o município.
Ramos também credita a ela sua vitória. A presença da governadora em seu palanque deu-lhe a credibilidade e perspectiva de sucesso que só o fez crescer ao ponto de chegar aos 73% dos votos, derrotando o principal partido de oposição, o PSB, de forma expressiva. Coube à governadora administrar a neutralidade da candidata Izabel Urquiza, fundamental para que os votos conservadores migrassem para Mirella. Um apoio de Izabel poderia causar dificuldades porque ela tinha batido muito em Lupércio e Mirella no primeiro turno.
Redação Blogdellas Foto: arquivo/divulgação
e-mail:redacao@blogdellas.com.br