Rir faz bem à saúde – Por Anabela Alencar*

Sou uma mulher de sorriso fácil. Rir relaxa as tensões. E faz bem à saúde mental. Muitos não sabem que existe o Dia Mundial do Sorriso, comemorado na primeira sexta-feira do mês de outubro. Portanto vivemos hoje, dia 6, essa data que nos remete a prática de um gesto simples que agrada a todos e, com certeza, faz o mundo melhor.

Quando rimos, provocamos não somente simpatia, confiança e alegria. Fazemos uma revolução de movimentos. Garantem os estudiosos que cada riso mexe com um grupo de 12 músculos faciais. Dar gargalhadas então é uma festa, pois movimentamos 24 músculos de uma só vez. E quando conversamos e gargalhamos ao mesmo tempo, são 84 músculos se mexendo. Beijar movimenta 29 músculos. E mexer os músculos faciais sabemos e também orientam os especialistas, rejuvenesce.

O Dia Mundial do Sorriso foi comemorado pela primeira vez em 1999 e, desde então, vem ganhando adeptos mundo afora. A data foi criada a pedido do desenhista americano Harvey Ball (1921-2001) que era bem humorado e feliz pois foi o autor do círculo amarelo sorridente, que se tornou ícone mundial e hoje é bastante utilizado também como emojis, com direito a variações que indicam sempre contentamento. Ball nunca registrou sua criação, e nem detinha os direitos de copyright e, desta maneira, não enriqueceu com o famoso símbolo. Apenas contribuiu, incentivando – nos “a sorrir sempre, mesmo quando não estamos sendo filmados”.

Mas alguém há de questionar: como manter o sorriso diário no rosto se com tantos problemas em volta? A começar pelos valores pagos pelo Plano de Saúde. Desigualdade Social; Falta de moradia para uma grande maioria; aumentos significativos na cesta básica; consultas e tratamentos a preços não acessíveis a todos os bolsos, entre tantos outros males que nos afligem? Como manter a saúde em dia? o que garante consequentemente nossa saúde emocional?

Dedicando toda uma vida profissional ao segmento odontológico, como sócia-fundadora do Grupo Odontocape, sei da importância fundamental que é para jovens, adultos e idosos manterem dentes saudáveis e belos sorrisos. Isso não somente faz bem para a saúde em geral , como afirmam os dentistas, como nos abastece de autoestima.

Embora algumas pessoas teimem e pequem com ausências longas dos consultórios odontológicos, a saúde bucal pode influenciar em diferentes aspectos da vida. Isso inclui até a vida profissional, quanto pessoal, já que um sorriso tratado tem desdobramentos sobre a vida de um indivíduo. Pode ajudar a conquistar uma vaga de trabalho, nas conquistas amorosas.

Existe uma relação forte entre a saúde oral e fatores psicológicos e isso influencia muito em nossas vidas. De acordo com a OMS, a saúde bucal em dia eleva a autoestima, já que o sorriso comprometido pode deixar uma pessoa desconfortável. É por isso que cada vez mais a odontologia está aliada a outras áreas da medicina, inclusive a psicologia e terapia. O bem-estar é essencial para todas as pessoas e dentes tratados contribuem muito com isso.

Atualmente e em tempos de tantos selfies, as pessoas estão se preocupando muito mais com fatores estéticos e isso inclui o sorriso. Mas a este fator, lembramos o da saúde. Dentes amarelados, com cáries, placas e tortos, deixam pessoas envergonhadas e constrangidas. De acordo com os nossos mais de cem dentistas distribuídos nas cinco unidades do Odontocape, alguns pacientes não se sentem à vontade para abrir a boca nem nos consultórios odontológicos. Isso está se tornando tão comum que a OMS considera em seus apontamentos os índices de qualidade de vida e autoestima para medir o impacto que a saúde bucal causa, bem como a estética, na vida das pessoas.

De acordo com estudos realizados em diferentes partes do mundo, quando as pessoas estão satisfeitas com a sua imagem, aparência , têm maior êxito em seus relacionamentos, sociais , de trabalho e amorosos. É fato que as pessoas que não se sentem bem por conta de uma falha dental, levam a mão à boca ao falar. Em uma entrevista de emprego, por exemplo, isso se torna um ponto negativo. Falhas nos dentes, tártaro, dentes quebrados ou trincados, mau hálito, grandes imperfeições ou quaisquer outros problemas relacionados à boca, podem trazer consequências negativas.

Quando o indivíduo não se sente bem ao falar com outras pessoas, tende a desenvolver problemas sociais. O mais importante é sabermos que estamos tratando de um problema com variáveis soluções. Como parte integrante de uma empresa odontológica lembro soluções: Clareamento dental que remove o amarelado dos dentes, contribui com um sorriso mais bonito; Aparelho ortodôntico: existem diferentes modelos, conforme as necessidades do paciente, inclusive, os que são mais discretos;Toxina botulínica: ideal para quem sofre com sorriso gengival, em que a gengiva fica muito evidente; Lente de contato dental: popular entre os famosos, é a solução perfeita para pequenas correções; Implantes dentários: solução para quem perdeu o dente permanente, independente da causa; Preenchimento labial: realizado com ácido hialurônico, aumenta o volume dos lábios e ajuda na definição do contorno labial.

Então, se o problema é não rir, sorria pois existem soluções.

*Anabela Alencar é formada em marketing e administração de empresas e responde pelos setores no Grupo Odontocape

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar