Notícias

Residenciais populares do Estado serão construídos com área de lazer para crianças de até 4 anos.

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), promoveu o segundo encontro da “Oficina Prática para Primeira Infância em Conjuntos Habitacionais”, reunindo construtoras e instituições da sociedade civil voltadas para a infância. O objetivo é capacitar as empresas a adotarem estratégias inovadoras e de baixo custo para criação de áreas de lazer e equipamentos voltados à faixa etária dos dois anos e meio a quatro anos, nos projetos habitacionais de interesse social do programa Morar Bem Pernambuco.

Rogério Morais, diretor executivo do Instituto PIPA (Primeira Infância), disse que o encontro foi uma excelente oportunidade para apresentar exemplos concretos e casos reais, com aplicações práticas e de baixo custo, voltadas para áreas de lazer destinadas ao público pequeno. Ele também apontou que essa abordagem reflete uma tendência. “O que a gente está fazendo aqui em Pernambuco, tanto o governo do Estado, como as construtoras e entidades da sociedade civil é algo pioneiro. Sem dúvida alguma, vai servir de exemplo para os outros Estados”, comentou.

Desde a implementação do programa Morar Bem, o governo de Pernambuco tem discutido melhorias nos habitacionais de interesse social. No chamamento para o Minha Casa Minha Vida FAR, foi estabelecida uma pontuação classificatória para projetos que incluíssem espaços voltados à primeira infância, seguindo as diretrizes do projeto Urban95.

Marina Alhiria, da Fundação Van Leer, diz que, ao abraçar o conceito do Urban95, o Estado se junta a uma ideia inovadora, já que primeira infância costuma ser associada apenas a saúde, educação e assistência. A Fundação Van Leer trouxe ao Brasil a ideia de integrar outras áreas, como habitação.

“Com o projeto Urban95, que enxerga as cidades da altura de uma criança de 95 centímetros, percebemos a importância de criar moradias com espaços de qualidade, fundamentais para o desenvolvimento infantil”, diz Marina. Na média, uma criança deste tamanho tem uma idade que varia dois a quatro anos, período considerado de primeira infância. “Essa parceria com o governo de Pernambuco é pioneira e promete resultados transformadores, que servirão de exemplo para o Brasil e o mundo.”

O objetivo com as oficinas, diz a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado (Seduh), Simone Nunes, é capacitar construtoras e demonstrar como esses espaços, além de viáveis economicamente, agregam valor significativo aos projetos. “A iniciativa inclui oficinas para apresentar essas estratégias e reforçar a importância de investir na qualidade de vida das famílias”, diz.

O diretor-presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) reforça a mensagem. “Capacitar as construtoras é um grande passo para garantir equipamentos de qualidade para a primeira infância, que não devem ser apenas obrigatórios, mas bem planejados.”

A Viana e Mora foi uma das construtoras que participaram da oficina. “O Morar Bem surgiu como uma mola propulsora para ampliarmos nosso alcance, atendendo um público maior com mais qualidade”, comentou a coordenadora de inovações da empresa, Vanessa Calumby. “A parceria no residencial Laranjeiras, em construção em Caruaru, nosso case inicial, exemplifica isso ao oferecer moradia de qualidade dando protagonismo às crianças.”

Segundo Carolina Cabral, da Urban95 Habitação, o evento busca integrar habitação e desenvolvimento infantil, criando imersão e alinhamento. “Esse encontro permite que as construtoras coloquem a mão na massa e integrem a habitação e a primeira infância de forma planejada.”

André Fonseca, secretário executivo de Habitação, lembra que as iniciativas do Morar Bem também abrangem outros temas que envolvem a qualidade de vida das famílias. “reforçou a importância dessa iniciativa: “Os empreendimentos do FAR e FDS no Estado contam com áreas verdes, reuso de água e geração de energia renovável. Essa oficina é essencial para capacitar as empresas a desenvolverem projetos de forma inovadora.”

Redação com assessoria Foto: divulgação

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *