Remédios ficam mais caros

 

E lá vem a notícia que os remédios vão ficar mais caros. Os preços dos medicamentos terão um reajuste de 10,89% . Isso é o que ficou liberado, a partir desde ontem, 30. Cerca de 13 mil tipos de remédios vão sofrer, progressivamente, aumento de preços. Os acréscimos nos dos medicamentos já podem ser cobrados a partir da sexta. E não é mentira de 1º de abril. É a crua realidade.

 

O anúncio veio assim, tipo “ uma lapada” , em especial em direção aos maiores usuários , idosos e aposentados que vivem de idas e vindas às farmácias. Muito pesará no bolso da grande maioria. Os reajustes já podem ser aplicados pelas empresas farmacêuticas, mas cabe às marcas do setor definirem cada um seus novos preços dentro dessa margem, com vista as suas medicações em comércio. Pela legislação, o reajuste anual dos medicamentos é definido considerando a inflação, além de outros indicadores do segmento. De acordo com a resolução que definiu o aumento em 2021, “as empresas produtoras devem sempre dar ampla publicidade aos preços de seus medicamentos, visibilidade, através de publicações nas mídias de grande circulação”. O que nunca acontece. Portanto olho nos acréscimos , na tabela real que não pode subir além do permitido pela Câmara de Regulamentação do Mercado de Medicamentos –CMED.

 

Sobre novidades dos Planos de Saúde

Projeto de Decreto Legislativo suspende parte de uma resolução normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que atualizou o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, em vigor desde o ano passado. A proposta tramita na Câmara. O rol é um documento que orienta a cobertura mínima que as operadoras de planos de saúde devem oferecer. Um dos artigos da resolução determina que, para fins de cobertura, o rol detalhado na norma é taxativo – ou seja, as operadoras dos planos não precisam cobrir os procedimentos não incluídos na relação. Especialistas falam que “a taxatividade de um rol de procedimentos que não acompanham os avanços diários da medicina pode colocar em risco a saúde dos beneficiários dos planos de saúde, uma vez que essas pessoas buscam a saúde privada por um serviço de saúde necessário e de qualidade”. Antes de ir ao plenário da Câmara, o projeto será analisado nas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Fiquemos de olho.

 

Drummond – lançamento

Quatro livros do poeta Carlos Drummond de Andrade chegam ao mercado para a alegria dos fãs. Podemos afirmar que são reedições históricas. O lançamento pela Record resgata “Algumas Poesias” (1930). Os outros três títulos que compõe esse conjunto de raridades são: “Sentimentos do Mundo”; “Claro Enigma” e “Antologia Poética”. Com cronologia da época da primeira edição, os textos mostram como o poeta refletia sobre o que ocorria ao seu redor. É sem dúvidas uma bela novidade no universo literário.

 

Alepe é tombada

O Blog Dellas aplaude o Conselho Estadual de Cultura e parabeniza a Assembleia Legislativa de Pernambuco-Alepe pelo tombamento do seu edifício-sede, o Museu Palácio Joaquim Nabuco e Acervos. A edificação localizada na Rua da Aurora é registro de parte da história do nosso estado. Está, portanto, protegido de ambiciosos projetos imobiliários que possam vir como tentação para ocupar o atraente centro da nossa cidade. Que a Alepe permanece no cenário atual com toda sua beleza arquitetônica e representatividade da política pernambucana.

 

O uso da máscaras deve ser mantido nos aviões?

E no rastro da flexibilização do uso das máscaras em lugares abertos, fechados, ainda não há consenso no segmento, entre comissários de bordo, aeromoças, empresas especializadas em voos mundo afora. O Reino Unido, por exemplo, eliminou a obrigatoriedade e os EUA podem seguir a mesma orientação. Mas, muitos países, as companhias continuam seguindo com a exigência de forma rígida. O Brasil mantém a prática do uso das máscaras em seus voos. No ano passado, 922 pessoas que não usaram máscaras em viagens aéreas receberam multas da Administração de Segurança de transporte americana.

 

Roda de conversa: Mulheres em Movimento

Um oportuno encontro: Nesta quinta-feira ,31, a Christal Galeria movimenta a roda de conversa Mulheres em Movimento com pauta sobre a desigualdade de gênero, a história dos movimentos feministas, experiências das mulheres negras no mundo da arte e autoestima, linguagem e estética. Será a partir das 18h, com entrada gratuita e aberta ao público. A iniciativa acontece ainda em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, neste mês de março, e conta com a participação de Clarissa Goes, pós-graduada em Sociologia pela UFPE e com diversas pesquisas publicadas sobre a violência e desigualdade de gênero; Mariana Azevedo, doutoranda em Ciências Sociais na Unicamp e com pesquisas sobre as atuais reconfigurações do comportamento feminino; e Rebeca França, pós-graduada em Direitos Humanos Pela UFPE e há 15 anos integra o movimento Hip Hop no Brasil. A Christal Galeria Café fica na Rua Estudante Jeremias Bastos, 266, no bairro do Pina.

 

Van Gogh no Shopping Center Recife

A grandiosa exposição, sucesso do momento no universo das artes em São Paulo “Vincent – Paisagens de Van Gogh” virá para o Recife em breve. Ocupará o Shopping Center Recife , revelando toda a grandiosidade da obra do artista holandês. Essa mostra provoca o público . leva os visitantes a interagir com as imensas pinturas , suas cores, seus cheiros. Fica de olho nessa agenda.

 

Audiência do Oscar sobre em relação a 2021

A audiência do Oscar aumentou para 15.36 milhões nos números preliminares apresentados pela Academia, organizadora do evento. O resultado final sai até essa sexta-feira. Se o levantamento final bater com essa tabela inicial, é um crescimento de 56% em relação a 2021 que teve 9,85 milhões na soma parcial. Ainda assim é menos do que os milhões que assistiram a premiação em 2020, com 23,6 milhões de pessoas. O lamentável acidente envolvendo atores, piadas, agressões e desrespeitos não entra nos apelos e em nada contribui sobre audiência deste ano.

 

Boas oportunidades de estudo

A Wyden segue com a expertise para empoderar estudantes a alcançarem seus objetivos e sucesso através de bons programas para desenvolvimento , infraestrutura e benefícios internacionais. Para quem sonha em com uma graduação, a instituição disponibiliza dezenas cursos em três modalidades. Presencial: o aluno desenvolve habilidades e recebe certificações das suas competências para ingressar no mercado de trabalho.

E tem cesso à cursos para o desenvolvimento de soft skills, podendo selecionar até 2 na jornada acadêmica. Semipresencial: a metodologia conecta   expertise  do ensino presencial com a inteligência digital, tornando a sala de aula mais interativa e colaborativa. Com conteúdos dentro de uma plataforma digital, com a possibilidade do aluno cursar, também, disciplinas presenciais, incluindo laboratórios, até duas vezes por semana.

 

No EaD: por meio de uma plataforma 100% Digital, com conteúdos acessados por qualquer dispositivo, on e offline. A Wyden dará uma nova oportunidade aos interessados. Na sexta e sábado, 1 e 2 , acontecerá o SuperVestibular Online. As inscrições são permitidas até uma hora antes da prova. No dia e hora escolhidos, o candidato precisará acessar o Portal do candidato, utilizando os dados enviados através do e-mail de confirmação. Para se inscrever, basta acessar o link – https://inscricoes.unifbv.com.br/.

 

Eólica e solar geram em 2021, pela 1ª vez, 10% da eletricidade global

A Energia alternativa, uma boa promessa: O ano de 2021 registrou o maior índice na utilização das energias alternativas e ainda o maior aumento na procura de carvão desde 1985. Pelo menos 50 países obtiveram mais de um décimo da energia a partir de fontes eólicas e solares, de acordo com relatório do Ember . Fontes energéticas, como o sol e o vento, constituem recursos cada vez mais utilizados para gerar eletricidade, .diz o grupo de especialistas que avaliou o setor energético no levantamento Revisão Global de Eletricidade, de 2021.

No ano passado foi registrado recorde no uso de energia solar e eólica, mas o documento alerta para um aumento abrupto na procura do carvão. O total de fontes limpas que geram eletricidade subiu para 38%, globalmente. A parcela combinada eólica-solar atingiu, pela primeira vez, o máximo de 10%.”As energias eólica e solar são as fontes de eletricidade de menor custo”, comparando com a produção de eletricidade a partir de outros recursos, por isso torna-se uma necessidade “integrá-las em redes de alto nível”, ressalta o estudo.

 

Pelo menos um quarto dos países do mundo gera “mais de 10% de sua eletricidade a partir desses recursos de implantação rápida” atualmente. “As energias eólica e solar chegaram. O processo que irá remodelar o sistema energético existente já começou. Nesta década, precisam ser implantadas à velocidade da luz para reverter o aumento das emissões globais e combater as alterações climáticas”, destacou Dave Jones, pesquisador da Revisão Global de Eletricidade da Ember.

 

Ipespe na Europa

*Portugal é a porta de entrada da atuação do IPESPE (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) no continente europeu. Com atuações pontuais anteriores no país, o Instituto agora inicia uma atuação regular em conjunto com prestigiosos centros universitários portugueses. Dois protocolos de cooperação, de escopo abrangente, foram assinados. Um com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas ISCSP, da Universidade de Lisboa, firmado pelo seu Presidente, Professor Catedrático Ricardo Ramos Pinto, e outro com a Universidade Autônoma de Lisboa, assinado pelo Vice-presidente da instituição, Professor Doutor Reginaldo Rodrigues de Almeida.

 

*Nos dois protocolos estão previstos o desenvolvimento de projetos comuns, intercâmbio de docentes e pesquisadores, além da realização de seminários. As atividades terão início com o evento “Expectativas sobre as eleições brasileiras de 2022” na Universidade de Lisboa, em 04 de maio próximo, e reunirá cientistas políticos do IPESPE e daquela Universidade, além de parlamentares brasileiros de diferentes correntes políticas que participarão de painel sobre o tema. Em uma terceira frente de atuação, está pactuada parceria também com o Cesop (Centro de Estudos e Sondagens de Opinião), da Universidade Católica de Lisboa, um dos principais centros de pesquisa de opinião pública da Península Ibérica, dirigido pelo Professor Ricardo Ferreira, para realização de trabalhos conjuntos. Todas essas novas atividades do IPESPE, por delegação do Presidente do Instituto, Professor Enoque Gomes Cavalcanti, serão pessoalmente coordenadas pelo Presidente do seu Conselho Científico, o Professor Antonio Lavareda e pelo Professor Marcelo Pimentel, também integrante do referido Conselho.

 

E-mail: redacao@blogdellas.com.br 

Compartilhar