Notícias

Religiosa brasileira, Irmã Rosita Milesi é premiada pela ONU por trabalho com refugiados

A religiosa católica, advogada e ativista brasileira Rosita Milesi foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) por seu trabalho em apoio a refugiados, migrantes, apátridos e outras pessoas que necessitam de proteção internacional. Irmã Rosita, de 79 anos, membro da Congregação das Irmãs Scalabrinianas, atua em Brasília, onde lidera o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), uma organização humanitária na linha de frente. Há quase 40 anos, ela defende os direitos e a dignidade das pessoas que deixaram seus países de origem, oferecendo abrigo, alimentação, assistência médica, treinamento em idiomas, oportunidades de emprego e documentação legal.

O Prêmio Nansen para Refugiados, uma das condecorações de maior prestígio no mundo será entregue a a irmã Rosita na próxima segunda-feira(14) em Genebra na Suiça.A honraria global foi concedida por seus esforços humanitários. “Sou inspirada pela crescente necessidade de ajudar, acolher e integrar refugiados. Não tenho medo de agir, mesmo que não alcancemos tudo o que queremos. Se assumo algo, vou virar o mundo de cabeça para baixo para fazer acontecer”, afirma Irmã Rosita.

Junto com a religiosa brasileira, que será homenageada com o Prêmio Internacional, outras quatro mulheres recebem prêmios regionais: a ativista Maimuna Ba, de Burkina Faso; a empresária de origem sírio, Jin Davod; a refugiada sudanesa Nada Fadel; e a nepalesa, Deepti Gurung. Mulheres que têm oferecido respostas diante da crise humanitária e na busca por soluções. Junto com elas, foi reconhecida com uma menção especial à Moldávia, pela resposta diante da crise humanitária na Ucrania.

A religiosa é o segundo brasileiro a receber o Prêmio Nansen, que foi entregue em 1985 ao cardeal Paulo Evaristo Arns. O Prêmio Nansen existe desde 1954 e está a cargo do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) que, a cada ano, indica uma pessoa ou instituição para receber a honraria.

Redação com veiculos/Vatican News Foto: Vatican News

e-mail:redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *