Notícias

Reeducandos do semiaberto fabricam instrumentos musicais para agremiação de Olinda

O Carnaval bate à porta e, com ele, as batidas das alfaias, tambores, pandeiros. Nessa mistura de sons e ritmos tem o trabalho de pessoas privadas de liberdade (PPLs) do Centro de Ressocialização do Agreste (CRA), em Canhotinho, unidade, que funciona sob o regime semiaberto, administrada pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP).

O projeto musical Baquearte conta com o trabalho de 14 detentos e o objetivo é oferecê-los a oportunidade de profissionalização e reinserção no mercado de trabalho por meio da produção e reforma de instrumentos e formação musical. Os equipamentos produzidos no CRA pelas PPLs estão presentes na bateria Preto Velho de Olinda, que estará nas ruas da Cidade Alta no domingo (02.03) e quarta-feira (05.03).

“Estamos passando por uma transformação e ressignificação do sistema penitenciário de Pernambuco para que as pessoas em privação de liberdade tenham oportunidade de trabalho, de renda e educação. É um projeto que oferece a experiência desde o corte da madeira à afinação do instrumento”, afirmou o superintendente de Trabalho e Ressocialização da SEAP, Alexandre Felipe.

O projeto iniciou em setembro de 2024 com o curso Ressocializar com Música, ministrado pelo professor Sérgio Reis, com quem a SEAP mantém um Acordo de Cooperação Técnica. Os reeducandos passaram por aulas teóricas e práticas de beneficiamento do couro animal, fabricação de instrumentos e de iniciação musical, de onde já saíram tocando os equipamentos.

Entre os materiais fabricados estão alfaia, pandeiro, repique e tantan. “Todo o trabalho é sem emprego de componente químico, sem emprego de máquinas, tudo manual, artesanal. Os produtos utilizados são naturais, sem adição de solvente, resina, ácidos ou outros produtos que possam afetar a natureza”, ressaltou Reis. Os reeducandos são remunerados e têm direito à remição de um dia na pena a cada três trabalhados.

Redação com assessoria Foto: Divulgação/SEAP

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *