Notícias

Recife sedia o Fórum Regional do Capitalismo Consciente

A capital do Nordeste foi escolhida para sediar a regional do III Fórum Brasileiro do Capitalismo Consciente, organizado pelo Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB), que neste ano completa 10 anos de atividades. O fórum acontecerá nesta sexta-feira (30), das 8h30 às 17h30, na CESAR School, localizada no Porto Digital. Além disso, o evento também vai contar com uma atividade externa, ao fazer uma imersão com os participantes na Comunidade do Pilar. A Filial nordestina vai discutir em Recife a desigualdade na distribuição de renda


O evento está alinhado com o objetivo deste ano do ICCB de contribuir para a redução de dez impactantes desigualdades do país. A filial do Nordeste escolheu como temática a desigualdade na distribuição de renda, e tem como objetivo romper a ideia de fórum restrito a uma sala de conferência, levando o debate sobre o tema para uma experiência imersiva na comunidade do Pilar. O encontro fomenta o Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco maior nas ODS 10 e 4, assim como as 1, 3, 8, 11 e 17 da Agenda 2030 da ONU, que tratam sobre a redução das desigualdades.“Chegamos ao oitavo Fórum Regional, de um total de onze, que estamos promovendo para fomentar os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e, também, para celebrar os dez anos de atividades do ICCB no país, nos aproximando e comunicando de forma ainda mais assertiva com empresários de todo o país. Queremos promover uma movimentação entre as regiões e ampliar a pauta do Capitalismo Consciente, descentralizando a discussão da região Sudeste. E junto à Filial do Nordeste vamos discutir um tema super importante que é a desigualdade na distribuição de renda, mas não só isso, vamos levar as pessoas para ver de perto como a desigualdade se apresenta na prática e gerar impacto nos participantes com a ida a comunidade do Pilar”, destaca Daniela Garcia, CEO do ICCB.

Programação do evento na CESAR School:pós a abertura do evento, que será feita por Marcos Queiroz e Jana Ricarte, líderes da Filial Regional do Capitalismo Consciente no Nordeste, terá apresentação sobre os 10 anos do Capitalismo Consciente no Brasil por Daniela Garcia, CEO da instituição. Em seguida haverão três mini talks, que se interligam entre si para contar a história do Território da Várzea, programa que tem como propósito impactar positivamente a comunidade da Várzea promovendo uma economia a serviço das pessoas e do planeta a partir de sua vocação cultural, social, econômica e ambiental. O primeiro coidealizador a ter espaço para falar será o Grupo Cornélio Brennand (GCB), representado por Catharina Machado, líder da área de Pessoas & Sustentabilidade, que vai contar a história do grupo centenário até chegar na sua participação na iniciativa.

Em seguida, haverá o Talk Territórios Regenerativos, em que um representante do programa falará sobre os progressos feitos na regeneração do território da Várzea. E para finalizar, Marcos Pedote, Cofundador e diretor da Trê Investindo com Causa, apresentará o talk ‘Fluxo de capital para investimento de impacto positivo’, contando o passo a passo do fluxo de capital feito para financiar o projeto e o processo de captação de forma transparente.

E fechando as apresentações matutinas, Hugo Bethlem, Cofundador e Presidente do Conselho do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, apresenta o mini talk ‘Por uma gestão mais humana e sustentável’, discutindo como a iniciativa privada pode contribuir para a redução desta desigualdade baseado nos quatro pilares do Capitalismo Consciente. Após o intervalo para o almoço, e ainda na CESAR School, vai acontecer o Workshop Jogo do Capitalismo Consciente com Gabriel Monteiro, coordenador de Expansão Nacional no Instituto Capitalismo Consciente Brasil.

Cocriando a Comunidade do Pilar:Após o primeiro workshop na CESAR School, o grupo de participantes do fórum fará uma caminhada de cerca de 8 minutos até a escola municipal da comunidade Pilar, para o Workshop ‘Verda Experience: Cocriando o Pilar’. A experiência vai ser comandada por Pedro Verda, Conselheiro na filial do Nordeste e Cofundador da Verda, um laboratório global de inovação social, e terá a participação ativa de Ana Cláudia Miguel, Líder Comunitária do Pilar. A imersão na comunidade do Pilar se deve a preocupante posição do local no Índice de Desenvolvimento Humano, ao apresentar o 2º IDH mais baixo da Região Metropolitana do Recife.

O Workshop contará também com a presença de Ana Paula Vilaça, Chefe do Gabinete do Centro do Recife, que vai falar sobre o RECENTRO, um grande plano de manutenção, de cuidado, desenvolvimento das potencialidades econômicas, arquitetônicas, históricas e culturais de forma integrada dos Bairros do Recife, São José e Santo Antônio, incluindo incentivos fiscais para empreendedores dessas áreas. Já do lado da iniciativa privada, a atividade terá a presença de Pierre Lucena, Presidente do Porto Digital e Professor de Finanças da UFPE, que administra todo o ecossistema das empresas digitais do Porto, que tem um faturamento considerável de aproximadamente 4 bilhões de reais, atuando ao lado do Pilar e fazendo um trabalho filantrópico na comunidade. Além disso, o criador da Casa Zero, Fábio Silva, figura importante na articulação de impacto social no Nordeste e no Brasil, também irá participar do debate.

Apesar do Fórum Regional ser um momento de celebração e reflexão, com as provocações feitas durante o segundo workshop na comunidade do Pilar, ele também vai atuar como um ponto de partida para uma transformação que precisa acontecer naquele local. “Queremos colocar o grande e o pequeno para conversarem e propor um pacto de médio a longo prazo para trilhar um caminho de união. O Porto Digital tem uma força pujante e queremos propor muito mais do que filantropia com a comunidade do Pilar, queremos plantar a sementinha da real transformação. Então vamos levar os participantes para ter a visão real da comunidade e não apenas falar dela no nosso lugar de conforto”, pontua Marcos Queiroz, colíder da Filial Regional do Nordeste. Além do workshop de conexão entre o setor público e privado com a comunidade do Pilar, a atividade no Pilar também vai contar com uma feira de artesanato de artesãos da própria comunidade e uma apresentação de Maracatu, um dos ritmos populares mais importantes do Nordeste, com origem em Pernambuco.

O Fórum Regional tem apoio executivo da Verda+, apoio institucional da Impacta Nordeste, HUB ODS, Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), Sistema B, CESAR School, AMCHAM Brasil e Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Recife, além de patrocínio do Grupo Cornélio Brennand (GCB) e do Grupo Raymundo da Fonte (marcas Brilux, Minhoto, Even e ec.). Programação e inscrições: Os interessados acessar a plataforma Sympla ou entrar em contato com a equipe da Filial do Capitalismo Consciente do Nordeste, através do e-mail filialne@ccbrasil.cc.

Redação com assessoria / Foto:Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *