Notícias

Recife promove curso profissionalizante para mães atípicas

Formação gratuita é destinada a mães de crianças com deficiência intelectual atendidas pelo programa Juntos em Movimento, promovido pela Secretaria de Esportes

Com o objetivo de promover um atendimento integral às famílias das crianças atendidas pelo programa Juntos em Movimento, a Prefeitura do Recife iniciou um curso profissionalizante de artesanato voltado para as mães dos alunos. A iniciativa é realizada por meio da Secretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional. A formação, totalmente gratuita, contará com 15 encontros e busca capacitar as participantes, ampliando suas possibilidades de geração de renda.

As aulas estão sendo realizadas no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira, e seguem até o mês de junho. Ao todo, foram disponibilizadas 20 vagas. Durante o curso, as alunas aprenderão técnicas como pintura em ecobags e toalhas, decoupage em latas, pintura com decoupage em pano de prato, reciclagem com vidro, entre outras.

Além das atividades práticas, a formação inclui noções básicas de empreendedorismo, com aulas sobre elaboração de orçamentos, cálculos para manutenção de negócios e boas práticas de sustentabilidade. A primeira aula do curso aconteceu na última segunda-feira (7) e contou com a participação da secretária de Trabalho e Qualificação Profissional, Isabella de Roldão, e do secretário de Esportes, Eriberto Filho.

Ao final da formação, as mães e acompanhantes terão a oportunidade de comercializar os produtos desenvolvidos durante as aulas em um estande exclusivo na Feirinha do Prodarte, promovida pela gestão municipal. “Queremos usar esse tempo de forma agregadora, para que essas mulheres tenham um caminho a percorrer ao final do processo de formação”, destacou Isabella de Roldão.

Já o secretário Eriberto Filho ressaltou a importância da qualificação voltada para as mães. “A gente não trabalha olhando apenas para as crianças atendidas. Nossa visão é sistêmica, compreendendo que é fundamental acolher e fortalecer também as famílias e transformar a vida delas”, afirmou.

JUNTOS EM MOVIMENTO – O programa Juntos em Movimento, desenvolvido pela Secretaria de Esportes, oferece aulas de natação e atividades psicomotoras para crianças com deficiência intelectual. Mais de 300 estudantes da rede municipal de ensino são atendidos atualmente no Geraldão e nos Centros Comunitários da Paz (Compaz).

Redação com assessoria Foto: Mauricio Ferry/PCR

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *