Recife inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza nesta quinta-feira(3)
A Prefeitura do Recife dá início, nesta quinta-feira (3), à 27ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Nesta primeira fase, a imunização será destinada a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos e trabalhadores da saúde. A vacina estará disponível em 170 salas de vacinação espalhadas pela cidade, além de três centros instalados nos shoppings Recife, RioMar e Boa Vista.A abertura oficial da campanha acontecerá às 8h, na USF Mais José Severiano da Silva, localizado na Rua Jerônimo Vilela, 794, em Campo Grande.
Nesta primeira remessa, o município recebeu 37.990 doses da vacina. Com o envio de novos lotes pelo Ministério da Saúde, outros grupos prioritários serão incluídos na campanha.O Dia D de mobilização está programado para 7 de maio, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar, no mínimo, 90% do público prioritário.
Segundo a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, a prioridade inicial é proteger aqueles mais vulneráveis a complicações. “Nosso objetivo é reduzir internações e óbitos, garantindo uma proteção mais ampla contra a gripe. Por isso, além das unidades de saúde, disponibilizamos pontos de vacinação em shoppings da cidade para ampliar o acesso. Também temos 58 unidades de Saúde da Família Mais (USF Mais), que estão com salas de vacinação abertas em horário ampliado, das 7h às 19h, sem intervalo”, explica.
A vacina contra a Influenza pode ser administrada junto com outros imunizantes do calendário vacinal.
A quantidade de doses varia conforme a faixa etária. Idosos, profissionais de saúde e gestantes recebem dose única, enquanto crianças de 6 meses a menores de 6 anos podem necessitar de duas aplicações, dependendo do histórico vacinal.
“A imunização anual contra a gripe é fundamental para garantir proteção contra as cepas mais recentes do vírus. Desde 2009, sua composição é atualizada anualmente para acompanhar as mutações do Influenza. A versão deste ano é trivalente, oferecendo defesa contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B”, explica Nádia Carneiro, gerente do Programa de Imunização do Recife.
Além dos grupos já contemplados, a vacinação contra a Influenza também será destinada, à medida que novas doses cheguem, a puérperas, professores, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, funcionários dos Correios, população privada de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas.
Para agilizar o atendimento, a Secretaria de Saúde recomenda a apresentação de um documento de identificação (CPF) ou cartão SUS e, se possível, a carteira de vacinação. Alguns grupos prioritários devem comprovar a necessidade da imunização, como profissionais da saúde, que precisam apresentar declaração de vínculo, crachá ou carteira de trabalho.
A gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, com alta capacidade de transmissão. O contágio ocorre pelo contato com secreções expelidas ao falar, tossir ou espirrar, além do toque em superfícies contaminadas. Para reduzir os riscos, é essencial higienizar as mãos com frequência e usar máscara ao apresentar sintomas.
Redação Blogdellas Foto:divulgação/Ministério da Saúde
e-mail: redacao@blogdellas.com.br

