Recife e Olinda celebram Festa de Reis
Neste sábado (06) acontece, uma tradição rica em significados e simbolismos que toma conta de muitas comunidades ao redor do mundo: a Festa de Reis. A comemoração marca o dia em que os Três Reis Magos, Melchior, Gaspar e Baltazar, visitaram o menino Jesus em Belém, trazendo presentes como ouro, incenso e mirra. Esse evento é considerado a revelação da divindade de Jesus ao mundo.
Muitas cidades vão celebrar a data com festas e rituais. No Recife acontece a partir das 16h30, a Queima da Lapinha, que abre alas para os preparativos e festejos de Momo na cidade. A concentração será no Pátio do Livramento, no centro da capital. De lá, o cortejo azul e encarnado seguirá pela Avenida Nossa Senhora do Carmo e Dantas Barreto até o Pátio de São Pedro, onde a Lapinha será queimada. O evento vai reunir 15 pastoris, além de três orquestras, bloco lírico, grupos de dança e passistas para consagrar ao fogo os desejos e expectativas para 2024.
Em Olinda a Família Salustiano promove, a 28ª edição da tradicional Festa de Reis, na Casa da Rabeca, em Olinda. A partir das 18h, o festejo reunirá três grupos de Cavalo Marinho no espaço: Boi de Luz, Boi Matuto e Flor de Manjerona e esta última traz um diferencial todo especial para a festa: ao contrário dos demais grupos de cavalo marinho, que, tradicionalmente, são formados apenas por homens, o Flor de Manjerona inova ao trazer uma formação 100% feminina, dos personagens ao banco – formação instrumental do folguedo.O acesso à 28ª Festa de Reis é gratuito. O espaço conta com amplo estacionamento e segurança (R$20,00), além de área gastronômica.
Redação com veículos- Foto: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br