Notícias

Rebeca: O “ouro com Baile de Favela é para mostrar do que o preto é capaz’

Ela fez bonito. A apresentação de solo de Rebeca Andrade que encerrou a final individual geral feminina do Mundial de ginástica, em Liverpool, na Inglaterra. Foi emocionante!!!

Quando foi interrompido o som funk “Baile de Favela”, a brasileira ergueu o braço, momento derradeiro de sua coreografia, e apenas esperou a medalha de ouro.

Líder desde a primeira rotação, com uma execução excepcional no salto, ela precisava de um 12.901 para se manter à frente da norte-americana Shilese Jones. Os 14.400 lhe deram a conquista com folga, e ela pôde enfim comemorar um grande título com a música que a embalou nos últimos anos.

“É para mostrar do que o preto é capaz”, ressaltou Rebeca.

E continuou: “No Brasil, são muitas dificuldades que uma pessoa preta tem para chegar ao alto rendimento. Para chegar, eu tive muita ajuda, de todo o mundo, dos vizinhos, dos que emprestaram dinheiro, fiquei na casa dos outros para treinar. Então, representa toda a minha história, toda a minha luta. Espero continuar fazendo história”, acrescentou.

Agora, a paulista de Guarulhos adotará nova coreografia, com outra trilha. “É até triste me despedir”, afirmou. Mas o funk de MC João –que foi composto em 2015 e explodiu no Réveillon de 2016, exaltando bailes de rua de São Paulo e retratando sua realidade– já está na história da ginástica artística brasileira. Também está na história o nome de Rebeca, primeira pessoa do país a conquistar o título individual geral no Mundial. Ela já tinha levado ouro por aparelhos no salto –nos Jogos Olímpicos de Tóquio e no Mundial do Japão, ambos em 2021–, mas foi só agora que assumiu o posto de ginasta mais completa do planeta.”Significa todo meu trabalho, o trabalho da equipe disciplinar, o das meninas que treinam comigo. A gente trabalha muito duro. E estou muito orgulhosa das meninas que se apresentaram também. Sei quanto trabalho e tenho certeza de que elas trabalham muito também. Por isso, arrasaram”, disse a atleta de 23 anos.

É isso. Rebeca fazendo história. E deixando mais lições.

Redação Blogdellas – Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogddellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *