Notícias

Raul parabeniza João pela premiação do Compaz mas registra que a idéia foi dele

Avesso a contendas – é conhecido no meio político como um conciliador – o presidente estadual do MDB, ex-deputado federal Raul Henry, fez questão de registrar em suas redes sociais que o projeto do Compaz, premiado esta semana pela ONU, surgiu do seu plano de governo na eleição para prefeito do Recife em 2008 ( o vencedor do pleito foi o petista João da Costa). Apesar de parabenizar, na mesma postagem, o prefeito atual e o secretário Murilo Cavalcanti(MDB) que executou o projeto e o administra até hoje, ele escreveu que em 2012, quando Geraldo Júlio foi candidato a prefeito, o governador Eduardo Campos o indagou sobre a possibilidade de Geraldo  incluir o Compaz no seu plano de governo e ele concordou.

“Geraldo honrou o seu compromisso – diz Raul na postagem- e, em seus dois mandatos, construiu as primeiras unidades. João Campos, percebendo o impacto social do projeto, continuou ampliando-o com a inauguração de mais unidades. Merece registro também o trabalho fundamental, secretário da área, que tornou o Compaz um equipamento de excelência, reconhecido internacionalmente.”- concluiu.

A postagem de Raul foi feita no Instagram e ilustrada com uma foto sua ao lado de Murilo Cavalcanti na frente do Compaz Eduardo Campos. Murilo foi a Nova York acompanhar a premiação mas não teve o nome citado no material de divulgação da Prefeitura, embora tenha posado em uma foto com João Campos após a premiação. A questão do Compaz sempre esteve atravessada na garganta do MDB, que agora ensaia um entendimento com a governadora Raquel Lyra.

Ao longo do tempo, não fosse a presença de Murilo na secretaria que administra o projeto, condição que o MDB sempre colocou para continuar apoiando o PSB, ninguém saberia da importância de Raul na raiz da questão. Geraldo Júlio ainda citou algumas vezes a autoria da idéia  sobre o projeto quando era prefeito, mas  João Campos tem sido comedido neste assunto. É

bom registrar que o então governador Eduardo Campos não escolheu à toa o Compaz para o plano de governo de Geraldo Júlio. Na época, com a ajuda do próprio Raul, ele costurava uma aliança, impensável até então, com seu maior adversário, o ex-governador Jarbas Vasconcelos e o Compaz foi a senha para mostrar aos jarbistas que o PSB estava incorporando uma idéia emedebista à administração do futuro prefeito.

Redação blogdellas – Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *